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Dissertações |
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ALEX PEREIRA DA SILVA
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O ENSINO DA MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.
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Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO
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RUDINEI ALVES DOS SANTOS
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Data: 05/04/2019
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O presente trabalho tem por finalidade sugerir a utilização de jogos nas aulas de Matemática do Ensino Fundamental, em diversos conteúdos, como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Além disso, é de nosso interesse verificar o progresso adquirido pelos alunos dos 6º e 9º anos da escola Júlio Walfredo da Ponte, situada na Zona Urbana de Mojuí dos Campos, no que tange os conteúdos matemáticos das respectivas séries após a utilização de diferentes jogos educativos matemáticos. Durante o ano de 2017, foram apresentados e trabalhados jogos matemáticos que envolviam conteúdos como: Operações Básicas Com os Números Naturais e Números Inteiros; Equações do 1º grau; Noções Básicas de Geometria e Trigonometria. Nas turmas 616 e 913, 6º ano e 9º ano respectivamente, foram realizadas avaliações para verificar se houve ou não progresso na aprendizagem dos alunos nos conteúdos de matemática das respectivas séries. Estes resultados foram comparados com os alunos das turmas 617 e 914 que não estavam recebendo as atividades que envolviam jogos. A análise dos resultados dar-se-á com a tabulação de informações retiradas de avaliações realizadas em ambas as turmas ao término das atividades com os jogos. Os resultados obtidos mostraram que os alunos que tiveram o auxílio dos jogos, obtiveram, em suas avaliações, resultados superiores em relação aos alunos que não tiveram esse recurso sendo utilizado. Ressaltamos ainda, outros aspectos que melhoraram substancialmente como o comportamento, a concentração nas atividades, a vontade de aprender o conteúdo, aspectos estes importantes que facilitam o trabalho docente e contribuem significativamente para a aprendizagem dos alunos.
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The present work aims to suggest the use of games in the Mathematics classes of Elementary School, in several contents, as a facilitator instrument of the teaching-learning process. In addition, it is in our interest to verify the progress made by the students of the 6th and 9th years of the Júlio Walfredo da Ponte School, located in the Urban Zone of Mojuí dos Campos, regarding the mathematical contents of the respective series after using different educational games mathematicians. During the year 2017, mathematical games were presented and worked with the students. The games involved contents such as: basic operations with natural numbers and integers; equations of the first degree; basics of Geometry and Trigonometry. In grades 616 and 913, 6th grade and 9th grade respectively, assessments were made to verify whether or not there was progress in students' learning in the mathematics content of the respective grades. These results were compared with students in classes 617 and 914 who were not receiving activities involving games. The analysis of the results will be done with the tabulation of information taken from evaluations carried out in both classes at the end of the activities with the games. The results showed that the students who had the aid of the games, obtained, in their evaluations, superior results in relation to the students who did not have this resource being used. We also highlight other aspects that have improved substantially such as behavior, concentration on activities, willingness to learn content, important aspects that facilitate teaching work and contribute significantly to student learning.
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JONES PAULINO DE SOUZA
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ANÁLISE DE ERROS EM CÁLCULO: METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO APLICADA COM ALUNOS DA UFOPA
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Orientador : MARIO TANAKA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
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LENILSON MOREIRA ARAUJO
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MARIO TANAKA FILHO
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Data: 12/04/2019
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O erro não é somente o efeito da ignorância, da incerteza, do acaso, mas o efeito de um conhecimento anterior, que agora se constitui um obstáculo (Brosseau apud (CURY, 2007)). Com esse entendimento, o estudo de erros, das suas causas, pode auxiliar os alunos em suas dificuldades e os professores na compreensão e diminuição das repetências e evasões escolares (FELTES, 2007). Um componente curricular da academia que apresenta um alto índice de reprovação e abandono é o Cálculo Diferencial e Integral, disciplina tradicional que tem preservado sua estrutura original e que apesar de, em alguns casos, ter o seu ensino explorado com os mais variados recursos didáticos, observa ainda que alguns erros continuam freqüentes entre os alunos quando da solução de derivadas e integrais (MARIANI, 2005). Com isso, o trabalho aqui apresentado objetivou investigar os erros cometidos por acadêmicos do curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, de Licenciatura Integrada em Biologia e Química, e de professores em formação continuada do Profmat 2018 da UFOPA, na cidade de Santarém durante o segundo semestre letivo de 2018 na solução de um teste de Cálculo. A investigação baseou-se na análise dos erros, uma metodologia de investigação que utiliza as três fases da análise de conteúdo de (BARDIN, 2002): a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados. Seguindo essas fases, procurou-se classificar e analisar os erros cometidos por esse grupo de alunos, apresentar os resultados obtidos e discutir as possíveis dificuldades dos alunos em itens que seguem padrões de órgãos nacionais de elaboração. As respostas apresentadas no teste, as opiniões dadas nos questionários de alunos e professores envolvidos na pesquisa mostraram que as dificuldades de assimilação do Cálculo permanecem e relacionados a conhecimentos de matemática básica, como na simplificação de frações algébricas e na dificuldade de representar um problema algebricamente, assim como em conceitos básicos da disciplina (limites, derivadas e integrais). Desta forma, a análise de erros permitiu detectar, pelas respostas dadas no teste e nos questionários, as principais dificuldades dos alunos em Cálculo.
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Error is not only the effect of ignorance, uncertainty, chance, but the effect of prior knowledge, which is now an obstacle (Brosseau apud (CURY, 2007)). With this understanding, the study of errors, of their causes, can help the students in their difficulties and the teachers in the understanding and reduction of repetitions and school drop-outs (FELTES, 2007). A curricular component of the academy that has a high rate of reprobation and abandonment is the Differential and Integral Calculus, a traditional discipline that has preserved its original structure and that although in some cases its teaching explored with the most varied didactic resources, also observes that some errors remain frequent among students when the solution of derivatives and integrals (MARIANI, 2005). The present study aimed to investigate the errors committed by academics of the Integrated Degree in Mathematics and Physics, of Integrated Degree in Biology and Chemistry, and of professors in continuous formation of Profmat 2018 of UFOPA, in the city of Santarem during the second semester of 2018 in the solution of a test of Calculation. The research was based on the analysis of errors, a research methodology that uses the three phases of the content analysis of (BARDIN, 2002): the pre-analysis, the exploitation of the material and the treatment of the results. Following these phases, we tried to classify and analyze the errors committed by this group of students, present the results obtained and discuss the possible difficulties of students in items that follow the standards of national drafting bodies. The answers presented in the test, the opinions given in the questionnaires of students and teachers involved in the research showed that the difficulties of assimilation of the Calculus remain and related to knowledge of basic mathematics, as in the simplification of algebraic fractions and in the difficulty of representing a problem algebraically, as well as in basic concepts of the discipline (limits, derivatives and integrals). In this way, the analysis of errors allowed to detect, by the answers given in the test and in the questionnaires, the main difficulties of the students in Calculus.
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JOSÉ MARCOS NUNES DO AMARANTE
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ANÁLISE DE ERROS: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA NO MUNICÍPIO DE ÓBIDOS-PA A PARTIR DE QUESTÕES DA OBMEP
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Orientador : MARIO TANAKA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIO TANAKA FILHO
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MIGUEL ANGELO MORAES DE SOUSA
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CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA
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GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA
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Data: 22/04/2019
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A respeito do ensino da Matemática na educação básica, podem-se levantar discussões e indagações sobre como está o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Percebe-se que há um longo caminho a ser percorrido a fim de se alcançar um ensino de Matemática de qualidade, e para isso, todos precisam trabalhar juntos. O presente trabalho pretende, por meio da metodologia da Análise de Erros Cury (2007), investigar e analisar os erros cometidos por alunos de duas escolas da rede pública estadual do município de Óbidos-PA, em questões de Geometria retiradas da prova da 2ª fase da 13ª edição da Olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas (OBMEP). Para isso, escolheu-se uma turma do 3° ano de cada escola, e a partir daí realizaram-se alguns encontros, com o objetivo de realizar revisões sobre os assuntos abordados nas questões selecionadas para a aplicação da pesquisa. Para a classificação dos erros analisados, buscou-se primeiramente determinar os tipos de erros encontrados nas respostas dos alunos e em seguida classificar e distribuir os tipos de erros nas cinco classes de erros criadas por RADATZ (1979). A partir desta classificação pôde-se ter uma visão geral dos principais erros cometidos pelos alunos que participaram da pesquisa, a qual teve um caráter misto (qualitativo e quantitativo), em que as questões da OBMEP foram escolhidas respeitando as habilidades e competências sugeridas pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais). Os resultados obtidos apontam um alto índice de erros ligados, principalmente, a conteúdos que deveriam ter sido consolidados nas séries iniciais do ensino básico. Outro tipo de erro em destaque está relacionado a deficiências na parte interpretativa dos conceitos matemáticos. Com base nos processos acima descritos, se conclui que os resultados obtidos por meio da análise de erros, permitirão aos professores dessas escolas, buscar alternativas que possam ajudá-los em suas práticas docentes, a fim de alcançarem juntamente com seus alunos uma educação de qualidade.
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The teaching of mathematics in basic education is a topic on which discussions and ideas about the development of student learning can be developed. There is a long way to go in order to achieve quality mathematics education, and for this reason, everyone needs to work together. The present work used the methodology of the Error Analysis (Cury, 2007) aiming to investigate and analyze the errors committed by students of two schools of the state public school in Óbidos-PA, in questions of Geometry taken from the test of the second phase of the the Brazilian School Mathematics Olympiad (OBMEP) Thirteenth Edition. Therefore, a third grade class from each school was chosen, and since that moment some meetings were held, with the objective of making revisions on the subjects addressed in the selected questions for the application of the research. In order to classify the analyzed errors, we first sought to determine the types of errors found in the student’s answers and then to classify and distribute the types of errors in the five classes of errors created by RADATZ (1979). Based on this classification it was possible to have no overview of the main mistakes made by the students who participated in the research, which had a mixed character (qualitative and quantitative), in which OBMEP questions were chosen respecting the skills and competences suggested by the PCNs. The results obtained indicate a high index of errors related, mainly, to contents that should have been consolidated in the initial series of basic education. Another type of error highlighted is about deficiencies in the interpretive part of mathematical concepts. Based on the processes described above, it is concluded that the results obtained through the analysis of errors will allow the teachers of these schools to seek alternatives that can help them in their teaching practices, in order to achieve together with their students a quality education .
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WELTON NOGUEIRA DA SILVA
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ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE OS OBJETOS DO CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA APLICADOS NO ENEM DE 2017 NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM.
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Orientador : MARIO TANAKA FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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CLAUDIR OLIVEIRA
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MARIO TANAKA FILHO
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RODOLFO MADURO ALMEIDA
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RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
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Data: 25/04/2019
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O presente trabalho tem por finalidade apresentar ao docente do ensino básico uma análise e reflexões sobre os resultados obtidos pelos alunos no município de Santarém a respeito dos Objetos do Conhecimento de Matemática e suas Tecnologias no ENEM de 2017. Foram selecionadas algumas escolas com características distintas como privadas, conveniadas e públicas com o intuito de identificar a proficiência no sentido de propôr um melhor planejamento e preparação mais eficaz dos alunos nestes locais. A pesquisa aborda um breve referencial sobre o processo de avaliação no Brasil, desde o estado avaliador até a avaliação em larga escala. Foi realizada uma construção metodológica de obtenção de resultados utilizando códigos de programação em R e usando os Microdados do ENEM de 2017 como base de coleta de informações. Como resultado dos procedimentos, as análises foram apresentadas por meio de tabelas e gráficos criadas no Rstudio e no Excel, onde foi possível observar o desempenho dos alunos em relação a acertos e erros nas questões do ENEM 2017.
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The present work aims to present to the elementary school teacher an analysis and reflections on the results obtained by the students in the municipality of Santarém regarding the Objects of Knowledge of Mathematics and its Technologies in the ENEM of 2017. Some schools with different characteristics were selected as private, public, and public schools with the aim of identifying proficiency in order to propose better planning and effective preparation of students in these places. The research deals with a brief reference about the evaluation process in Brazil, from the evaluating state to the large scale evaluation. A methodological construction of results was performed using R programming codes and using the ENEM Microdata of 2017 as a basis for information collection. As a result of the procedures, the analyzes were presented through tables and graphs created in Rstudio and Excel, where it was possible to observe the students' performance in relation to correct answers and errors in ENEM 2017 questions.
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WELSON NOGUEIRA DA SILVA
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UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA PROBABILIDADE
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Orientador : AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
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MEMBROS DA BANCA :
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AROLDO EDUARDO ATHIAS RODRIGUES
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CRISTINA LUCIA DIAS VAZ
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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Data: 06/05/2019
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O presente trabalho trata de História da Matemática, em específico, a História da Probabilidade. Seu conteúdo objetiva, modestamente, preencher a lacuna de material desse assunto em idioma nacional. Para tanto, foi realizada uma criteriosa pesquisa bibliográfica, na qual foram destacados os mais importantes matemáticos e seus feitos para o desenvolvimento da Probabilidade, desde a Antiguidade até o Século XX. Também são tratados alguns problemas, de grande repercussão no meio matemático, que motivaram estudos importantes para a evolução da Teoria da Probabilidade. Há, ainda, uma coleção de endereços eletrônicos, para cópias digitais de livros históricos citados no trabalho, disponíveis gratuitamente na Internet.
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The present work deals with History of Mathematics, in particular, the History of Probability. Its content objectively, modestly, fill the gap of material of this subject in national language. For that, a careful bibliographical research was carried out, in which the most important mathematicians and their achievements for the development of Probability, from Antiquity to the 20th Century, were highlighted. Some problems are also dealt with, with great repercussion in the mathematical environment, which motivated important studies for the evolution of Probability Theory. There is also a collection of electronic addresses for digital copies of historical books cited at work, available free of charge on the Internet.
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FRANCIRLEY MOURA PORTO
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Uma engenharia didática para o ensino das operações com fraçoes e dos produtos notáveis
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Orientador : RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
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Data: 01/07/2019
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Essa pesquisa tem como objetivo a elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas, uma para a abordagem das operações com frações associadas a representação figural, e a outra para os produtos notáveis relacionados com as áreas de retângulos. Tal investigação é classificadacomo pesquisa de campo, segundo o processo decoleta de dados, e como descritiva, segundo osseus objetivos. A hipótese da pesquisa é a de que a aplicação das sequências didáticas facilite a aprendizagem dos conteúdos abordados. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Engenharia Didática, a qual nos permitiu que a validação das atividades tenha sido feita internamente, e para a elaboração e análise das sequências didáticas foi utilizada como aporte a Teoria das Situações Didáticas. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do sexto e do oitavo anos de duas turmas do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Juruti-PA. Os dados foram coletados por meio da produção dos alunos e das observações feitasno decorrer da aplicação das sequências didáticas, além da aplicação de um questionário de forma complementar. Na turma do sexto ano houve um melhor desempenho nas operações de soma, subtração e multiplicação de frações. A maior dificuldade foi nos itens relacionados a operação de divisão. No oitavo ano a inserção de frações em alguns itens das atividades influenciou negativamente o percentual de acertos. Os alunos demonstraram dificuldades nos itens pertinentes à produção de algum texto, sem que isso estivesse necessariamente relacionado a sua compreensão do conceito abordado. A aplicação das sequências didáticas propiciou a estruturação de situações didáticas que apresentaram o potencial de permitir a sua reaplicação.
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This research aims at the elaboration, application and analysis of two didactic sequences, one for the approach of operations with fractions associated with figural representation, and the other for notable products related to the rectangle areas. Such research is classified as field research regarding data collection, and as descriptive when addressing its objectives. The hypothesis of the research is that the application of didactic sequences facilitates the learning of the contents addressed. The methodology used was Didactic Engineering, which allowed us to validate the activities internally, and for the elaboration and analysis of the didactic sequences the Theory of Didactic Situations was used. The subjects of the research were students of the sixth and eighth years of two classes of elementary school in a public school in Juruti-PA. The data were collected through the production of the students and the observations made during the course of the application of the didactic sequences, besides the application of a questionnaire in a complementary way. In the sixth grade class there was a better performance in addition, subtraction and multiplication of fractions. The greatest difficulty was in the items related to the division operation. In the eighth year the insertion of fractions in some items of the activities negatively influenced the percentage of correct answers. The students demonstrated difficulties in the items pertinent to the production of some text, without this necessarily being related to their understanding of the concept approached. The application of the didactic sequences provided the structuring of didactic situations that presented the potential to allow its reapplication.
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NEYLANE LOBATO DOS SANTOS
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Sala de aula invertida: Um experimento no ensino de matemática
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Orientador : RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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LENILSON MOREIRA ARAUJO
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NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO
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RODRIGO MEDEIROS DOS SANTOS
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Data: 08/10/2019
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O objetivo desta pesquisa foi investigar a utilização da abordagem pedagógica Sala de Aula Invertida no ensino de Matemática, com apoio de tecnologia, em uma escola estadual da rede pública e analisar as potencialidades da mesma. Para tanto, utilizamos uma linha de pesquisa participante de cunho qualitativo, adotando o modelo de Sala de Aula Invertida, com alunos do 2º ano do Ensino Médio, que tiveram acesso prévio do conteúdo de Trigonometria em forma de videoaulas, por meio da ferramenta educacional Google Classroom. Nos apoiamos em autores como Sams e Bergmann (2017), Moran (2018), Valente (2018) e Borba (2016). Os principais resultados apontaram que a abordagem proporcionou uma maior flexibilização do tempo na sala de aula com o uso das TDIC, um ambiente presencial colaborativo e interativo, propiciando maior atenção por parte do professor aos alunos que mais precisavam de auxilio, a mudança de comportamento dos alunos, desenvolvimento da independência deles em relação ao professor, engajamento na abordagem dos conteúdos de Matemática e o desenvolvimento de seu potencial, bem como a superação de dificuldades com o conteúdo.
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The objective of this research was to investigate the use of the pedagogical approach Flipped Classroom in the teaching of Mathematics, with technology support, in a state public school and to analyze its potentialities. For this, we used a participatory research line of qualitative nature, adopting the Inverted Classroom model, with 2nd grade high school students, who had previous access to the content of Trigonometry in the form of video lessons, through the educational tool Google Classroom. We rely on authors such as Sams and Bergmann (2017), Moran (2018), Valente (2018) and Borba (2016). The main results indicated that the approach provided a greater flexibility of time in the classroom with the use of TDIC, a collaborative and interactive classroom environment, providing greater attention by the teacher to the students who most needed help, the behavior change of the students, developing their independence from the teacher, engaging in addressing mathematics content and developing their potential, as well as overcoming difficulties with content.
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VANDERLEI SILVA NEIS
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A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETO NO ENSINO DE FRAÇÃO
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Orientador : JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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LENILSON MOREIRA ARAUJO
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GERSON RIBEIRO BACURY
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Data: 12/12/2019
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O objetivo deste trabalho é fazer uma investigação de caso, sobre as dificuldades na aprendizagem de fração, encontradas nos alunos do ensino fundamental. Para realizar essa pesquisa será ensinado para os alunos do 6° anos alguns conteúdos de frações, utilizando material manipulável. Primeiramente será ensinado o conteúdo de frações de maneira tradicional e em seguida aplicar um teste piloto, para recolher alguns dados sobre a aprendizagem dos alunos. Depois vai ser explicado o mesmo conteúdo com os materiais concretos, fazendo o aluno participar das construções e desenvolvimento. Tornando-se o aluno em peça principal na aprendizagem, sendo o mesmo o próprio autor da aprendizagem e o professor apenas um orientador. Em seguida será aplicado outro questionário com o mesmo nível de dificuldade, para comparar os resultados. Após o desenvolvimento do trabalho com as explicações dos materiais manipuláveis espera-se do aluno um melhor rendimento nas resoluções das atividades, com respostas mais satisfatória. Contudo, a experiência de trabalhar o conteúdo de fração com os materiais manipuláveis pode-se dizer que irá trazer resultados positivos, pois os alunos estão dispostos a encarrar esse desafio e assim resolver as atividades com esses materiais e participar do desenvolvimento do conteúdo com auto estima elevado.
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The objective of this work is to investigate the cases of learning difficulties on fractions commonly detected in elementary school classes. To carry on this research it will be taught some contents of fractions to students of 6th Grade, using tractable materials. Firstly, the content of fractions will be taught in a traditional way and then the answers will be collected in test. The same content will then be explained with the touchable materials, assuming that the student will participate of the construction and development of them. The student takes the main part of learning process, being altogether the author of his own learning, and the teacher will be only a supervisor. Then another questionnaire with the same level of difficulty will be applied and the results are compared. After developing the contents with explanations using touchable materials, it is expected the student to have better perform in the resolutions of the activities, with more appropriated answers. However, the experience of working the contents fraction with touchable materials can be said to bring positive results because students are willing to face this challenge and thus solve activities with these materials and participate in content development with high self-esteem.
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JOELSON MAGNO DIAS
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METODOLOGIAS ATIVAS: O ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA
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Orientador : SEBASTIAN MANCUSO
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MEMBROS DA BANCA :
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SEBASTIAN MANCUSO
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JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
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MARIO TANAKA FILHO
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GERSON RIBEIRO BACURY
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HUMBERTO JOSE BORTOLOSSI
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Data: 13/12/2019
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Pesquisar, produzir e executar práticas pedagógicas para transformar os espaços de aprendizagem, quer dentro das escolas ou fora delas é um papel que os docentes de matemática devem assumir diante de uma crise que persiste em nosso sistema de ensino. A dureza do ensino tradicional, que consiste no professor sendo o transmissor do conhecimento, avaliando todos da mesma maneira, contrasta com tantas possibilidades advindas dos avanços tecnológicos no qual estamos inseridos. Nessa perspectiva de transformação pessoal, desenvolvemos três sequências de atividades didáticas envolvendo os conteúdos: revisão de radiciação; funções e equações exponenciais; definição de logaritmo e suas consequências; e um projeto construído, executado e apresentado na Jornada Científica da escola. Usando como pilar a metodologia ativa de aprendizagem denominada Sala de Aula Invertida. Os estudos e reflexões sobre nossos métodos tradicionais de compreender os processos avaliativos foram de fundamental importância no desenvolvimento da autoavaliação, não apenas por parte do aluno, mas também pelo docente. A análise de modelos matemáticos, as discussões dentro dos grupos de estudo e na turma proporcionaram a confiança na capacidade de produção individual dos discentes. O uso do Google sala de aula e WhatsApp, foram fundamentais para organização dos estudos e na construção do projeto apresentado na III Jornada Científica da Escola. Os feedbacks fornecidos pelos alunos nos momentos de estudo e através do questionário de avaliação das atividades desenvolvidas nos dão a convicção dos efeitos positivos da SAI.
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This research aims to present a proposal in order to leverage the interest presented by high school students from the state public school in the county of Santarém-PA, in relation to the process of teaching-learning mathematics. The following research problem arose: "How to design and test a methodological proposal, based on an Inverted Classroom model, using the technological means available to students?". The overall objective was to design and test a methodological proposal based on an IAS model, using the technological means available to students. Through bibliographic reviews, master dissertations were analyzed involving the application of the IAS and the positioning of theorists about the subject. Then, three sequences of didactic activities involving the contents were developed: root revision; exponential functions and equations; definition of logarithm and its consequences; and a project built, executed and presented at the school's Scientific Day. The use of Google classroom and WhatsApp were fundamental for the organization of studies and the construction of the project presented at the III Scientific Journey of the School. For 88.5% of the students surveyed, the SAI method contributed to mathematics learning. The feedback provided by the students during the study moments and through the evaluation questionnaire of the developed activities gave us the conviction of the positive effects of SAI.
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