Apresentação

CLSSIFICAÇÃO DO ENA 2025 ÀS 13 VAGAS

Edital do Exame Nacional de Acesso Nº18 de 07/08/2024

 
A Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) vem informar que após a análise de revisão de notas e o processo de desempate (item 7.3 do Edital 18/2024) vem divulgar a lista dos Candidatos Classificados às 13 Vagas do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Naciona da Universidade Federal do Oeste do Pará (Profmat/Ufopa). Divulga ainda os 2 (dois) candidatos que obtiveram pontuação acima da nota de corte (14 pontos), que não constam da Relação dos Classificados às 13 Vagas, passam a compor a relação de espera, que poderão ser convocados, via e-mail, após do dia 22/11/2024, conforme os itens 7.5 e 7.6.caso ocorra, em conformidade com o item 7.6 do Edita 18/2024. O período de Pré-matrícula será de 08/11/2024 a 22/11/2024.

 

    • Divulgação da Lista de Classificação ENA 2025 – publicada em 04 de novembro de 2024

    • Divulgação da Lista dos 13 Classificados ENA 2025 à Matrícula – período de matrícula: 08/11/2024 a 22/11/2024.

       

       

      OBSERVAÇÕES (Conforme Edital n. 18/2023):

      • A ordem de classificação é determinada pelos itens 7.1 a 7.4. Conforme o edital, a classificação considera a melhor (MAIOR) nota. Para desempate: 1 - Idade acima de 60 anos, mais elevada; 2 - ter vínculo público permanente; 3 - Idade. 

       

      Coordenação do Profmat

       

       

      No atual contexto educacional, onde o ensino de Matemática enfrenta constantes desafios, tanto em termos de engajamento quanto de eficácia, a necessidade de inovação e aprimoramento metodológico se faz cada vez mais presente. O Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) surge como um marco importante neste cenário, visando a formação de professores altamente qualificados e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Este programa não apenas reconhece a importância crucial da Matemática na formação básica dos estudantes, mas também se dedica a explorar novas metodologias e tecnologias que possam tornar o aprendizado mais significativo e atrativo.

      Neste contexto, apresentamos as principais linhas de pesquisa abordadas pelo PROFMAT, refletindo a amplitude e a profundidade com que o programa busca impactar a educação matemática no Brasil. As linhas de pesquisa abrangem desde a integração da Matemática na educação básica, utilizando tecnologias educacionais inovadoras, até a formação e capacitação continuada de professores, sem esquecer da importante missão de popularizar e divulgar a Matemática de maneira ampla e inclusiva. A seguir, detalharemos cada uma dessas linhas, evidenciando seus objetivos, métodos e impactos esperados na comunidade educacional e na sociedade como um todo.

      Linhas de Pesquisa


      Matemática na Educação Básica e suas Tecnologias

      Essa linha tem como objetivo garantir uma compreensão sólida dos conceitos matemáticos essenciais para o ensino de Matemática da Educação Básica. Ela busca promover a relevância da Matemática no cotidiano e em futuras carreiras, proporcionando uma base para estudos posteriores em campos relacionados. Essa linha abrange a integração dos conceitos matemáticos da Educação Básica, concepção e utilização de tecnologias (softwares, aplicativos, recursos online, dentre outros), tornando o aprendizado da Matemática mais envolvente e prático.

      Formação de Professores de Matemática da Educação Básica 

      As pesquisas realizadas nessa linha focam na preparação e capacitação dos Professores de Matemática da Educação Básica. Esse processo de formação visa dotar esses profissionais com os conhecimentos matemáticos sólidos, necessários para desempenharem com excelência o papel de ensinar Matemática. Envolve o estudo aprofundado da Matemática, bem como a compreensão das necessidades e desafios dos alunos para enfrentarem desafios acadêmicos e cotidianos que requerem competência matemática, enquanto estabelece uma base sólida para futuros estudos e aplicações em diversas áreas da vida e carreira.

      Divulgação e Popularização de Matemática da Educação Básica 

      Essa linha de pesquisa se concentra na divulgação científica, com foco na Matemática, e em seu impacto no aprendizado e interesse na área. Ela explora tópicos como a comunicação científica na internet e sua relação com a tecnologia digital, a criação de Laboratórios de Matemática nas Escolas, e como visitas guiadas a museus e institutos de pesquisas científicas relacionadas à Matemática influenciam no interesse pela área. O objetivo é tornar a Matemática mais acessível para alunos do Ensino Fundamental e Médio.

      Através dessas linhas de pesquisa, o PROFMAT se estabelece como um vetor de transformação na educação matemática, promovendo não apenas a excelência acadêmica, mas também a inovação pedagógica e a inclusão social.


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - JOSE ANTONIO OLIVEIRA AQUINO

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - jboss-sigaa-01.ufopa.edu.br.srv1sigaa