Banca de DEFESA: CARLOS CESAR MAIA FEITOSA

DISCENTE : CARLOS CESAR MAIA FEITOSA
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Vídeo conferencia-Ambiente Remoto

UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SAEB/PROVA BRASIL DO NONO ANO NA ESCOLA ESTADUAL FREI OTHMAR EM SANTARÉM/PA

Avaliação em larga escala, rendimento escolar, ensino e aprendizagem.

As avaliações em larga escala são realidades presente nas escolas brasileiras há 30  anos, e através destas, juntamente com outros indicadores, cada escola recebe um  índice que indica seu desenvolvimento, mostrando assim se os trabalhos estão  alcançando ou não os efeitos desejados. Os resultados destas avaliações são disponibilizados para que escolas do país utilizem com finalidade de adotar estratégias que visam melhorar seus desempenhos. Dessa forma, este trabalho  aborda um estudo sobre as possibilidades, com ênfase ao SAEB, de uso de seus resultados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem nas turmas do 9º ano,  na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Othmar na cidade de Santarém-Pa. O objetivo é fazer uma análise sobre as ações adotadas na escola como estratégia de obter melhorias nos indicadores educacionais desta. Os resultados apontados neste trabalho referem-se ao uso de avaliações diagnósticas internas e práticas pedagógicas da escola. Almeja-se com isso, enfatizar à comunidade escolar que os resultados destasavaliações podem ser utilizados como ferramentas de trabalho e, além disso, contribuem para superardeficiências de aprendizagem do conhecimento em todos os níveis de ensino. Com a análise dos resultados da escola, considerando a avaliação externa a que vem sendo submetida e analisando por meio de série histórica, verifica-se indícios de resultados positivos decorrentes das ações realizadas.

Interno - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1335625 - CLAUDIR OLIVEIRA