Banca de DEFESA: ANDREA DE SOUSA VASCONCELOS NINA

DISCENTE : ANDREA DE SOUSA VASCONCELOS NINA
DATA : 22/03/2022
LOCAL: Plataforma online

O USO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS: um estudo em escolas de ensino médio da rede pública estadual do município de Santarém- PA

Avaliação educacional; avaliação em educação matemática; Apropriação dos resultados

As avaliações externas de larga escala possibilitam a construção de índices de desempenho da educação nacional. Este estudo por objetivo geral, pretende verificar se a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), no âmbito da 5ª Unidade Regional de Ensino à qual integram as escolas da cidade de Santarém-PA, fazem uso dos resultados das avaliações em larga escala, como por exemplo, como eixo norteador para a elaboração de medidas que reflitam sobre as práticas pedagógicas da escola e visam aprimorar o ensino e a aprendizagem e consequentemente os índices das escolas nestas avaliações. Utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e de campo, através da aplicação de questionários a oito gestores e doze professores de oito Escolas Estaduais de Ensino Médio e ao técnico de referência da 5ª URE, em Santarém, utilizando o Google Forms como instrumento de coleta. Verificou-se que as escolas santarenas apresentam um bom índice no IDEB, sendo a primeira escola no ranking do Estado do Pará, a Escola São Francisco com IDEB de 5,6. Para os gestores e professores, as avaliações externas de larga escala são fundamentais para o planejamento escolar, e por isso, buscam informações sobre os resultados, considerando que sua divulgação deve ser ampliada pela 5ª URE. Consideram que os resultados dessas avaliações não são suficientes para fomentar a educação, assim, realizam discussões regulares com a equipe escolar para o uso eficiente dos dados, pois estes demonstram se houve ou não aprendizagem. Desta forma, consideram que a divulgação dos resultados das avaliações externas deve ser melhorada, visto que demonstram o que deve ser modificado na educação nacional, sendo utilizados como referência do currículo escolar. Os professores relataram ter conhecimento sobre a matriz referencial dos exames, sobre os distratores e as escalas de proficiência das avaliações externas. Para o técnico de referência da 5ª URE, os resultados das avaliações externas são disponibilizados com rapidez, visto que são muito relevantes para realizar o enfrentamento dos baixos indicadores de aprovação, reprovação e evasão escolar. Assim, a instituição utiliza estratégias para a avaliação diagnóstica, além de acesso a plataformas digitais para aprendizagem dos alunos, além de formação continuada aos professores sobre as avaliações externas. Concluiu-se que os resultados das avaliações externas de larga escala em Santarém estão sendo utilizados pela 5ª URE para fomentar ações que fortaleçam o processo ensinoaprendizagem das escolas estaduais, de maneira que o aluno possa ter acesso a um ensino de qualidade, alcançando as metas propostas pelo MEC para a educação nacional.

Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1190562 - CASSIO ANDRE SOUSA DA SILVA