Banca de DEFESA: VANESSA KAROLINE SILVA DA COSTA

DISCENTE : VANESSA KAROLINE SILVA DA COSTA
DATA : 16/12/2022
LOCAL: ICED - Lanted

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM UTILIZAÇÃO DE MEIOS TECNOLÓGICOS NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM/PA DURANTE A PANDEMIA DO CORONA VÍRUS

Educação, Tecnologia, Pandemia do corona vírus, Estratégia de Ensino.

A pandemia do corona vírus iniciada no ano de 2020, ainda faz muitas vítimas no mundo, já ceifou milhares de vidas, e se tornou um grande desafio a médicos e a ciência, e, a toda população mundial que teve que se adaptar a variadas situações de sobrevivência e enfrentamento desse vírus mortal que espalhou o medo em todos os países. Todos os tipos de atividades laborais tiveram que se adaptar à nova realidade, dentre as medidas de segurança, o isolamento social era imposição a todos, com raras exceções (atividades essenciais). E o setor educacional ficou completamente afetado, com aulas presenciais paralisadas, e, somente meses depois do início da pandemia, é que se iniciou uma proposta de ensino na modalidade Ead, Educação a Distância. É sobre essa realidade que ainda impera em diversas escolas do mundo e do Brasil, que se pretende abordar neste trabalho voltado à cinco escolas, públicas e particulares, no município de Santarém-PA.
O objetivo do trabalho é investigar quais estratégias metodológicas, no ensino da matemática, foram utilizadas por docentes para a promoção da aprendizagem, no período da pandemia do corona vírus.
A metodologia utilizada, foi pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa.
Constatou-se que a inserção das tecnologias existentes se torna uma proposta para auxiliar nessas mudanças que se fazem necessárias no processo de ensino, principalmente devido ao período em que vivemos da pandemia do corona vírus e que o uso da tecnologia como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem, enquanto a pandemia do corona vírus ainda estiver presente de maneira preocupante no mundo, é uma forma de prestar continuidade sem prejuízos de maior monta aos discentes do ensino fundamental e médio.

Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1890858 - LENILSON MOREIRA ARAUJO