Abertas inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática (Profmat), que ocorrerão de 23 de agosto até as 17 horas do dia 6 de outubro de 2023, horário oficial de Brasília. São 15 vagas, com início das aulas em 2024. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet na página https://profmat-sbm.org.br/.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) é a instituição associada no Oeste do estado.

Poderão inscrever-se no exame professores em exercício na docência de Matemática na educação básica das redes públicas ou privadas, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em qualquer área, respeitando-se as normas de cada instituição associada.

O programa visa a proporcionar uma formação matemática aprofundada relevante para o exercício da docência na educação básica, especialmente aos professores de escolas públicas que busquem o aprimoramento da formação profissional. As provas serão aplicadas no dia 21 de outubro de 2023. Os interessados deverão estar atentos às etapas do exame, conforme disponível no cronograma do edital.

São reservadas 20% das vagas  deste edital para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoa com deficiência (PcD) em conformidade com a Resolução nº 314/2019-Consepe/UFOPA, de 23 de dezembro de 2019, desde que preencham os requisitos acadêmicos definidos em edital,

SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO - 3º Andar/bloco h - ufopa rondon
Bairro: Caranazal, CEP: 68.040-070 – Santarém-PA