DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM O USO DO GOOGLE MEET NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS DE CIDADES DO OESTE DO PARÁ
Ensino Remoto e Híbrido; Ensino da Matemática; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Este estudo visa a compreender o impacto da pandemia de COVID-19 no cenário educacional, focando na eficácia das plataformas Google Meet e Google Classroom no contexto do ensino híbrido e remoto. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa explicativa, com a coleta de dados realizada exclusivamente através de questionários online direcionados a professores de ensino médio de escolas públicas e privadas na região Oeste do Pará. O referencial teórico se fundamenta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, e abrange estudos contemporâneos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) e Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs). Os resultados indicam que tanto os professores quanto os alunos adaptaram-se a uma cultura de ensino remoto e híbrido, no qual o Google Meet tem papel crucial para enfrentar os desafios educacionais instaurados pela pandemia. No contexto específico de ensino de matemática, o estudo sugere que um domínio mais aprofundado de ambientes virtuais de aprendizagem pode ampliar os benefícios pedagógicos.