Banca de QUALIFICAÇÃO: RIVANILDO MONTEIRO COUTINHO

DISCENTE: RIVANILDO MONTEIRO COUTINHO
DATA: 13/12/2018
LOCAL: LABIN 1
TÍTULO: O DOCENTE MASCULINO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA AMAZÔNIA: COMO SE PERCEBE E É PERCEBIDO NO ESPAÇO ESCOLAR?
PALAVRAS-CHAVES: Docência masculina. Educação Infantil. Amazônia. Percepções
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Pré-Escolar
RESUMO: A presente dissertação objetiva analisar como o docente masculino de Educação Infantil se percebe e é percebido no espaço escolar no contexto da Amazônia paraense, como também investigar as trajetórias profissionais dos docentes masculinos que atuam na pré-escola na cidade de Oriximiná, compreendendo os fatores que motivaram, dificultaram ou facilitaram a opção e permanência destes professores pelo trabalho docente com crianças na pré-escola. O referencial teórico baseia-se perspectiva histórico-cultural, a pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos tendo como sujeitos os três docentes que estão atuando com crianças pequenas em escolas de educação infantil públicas da zona urbana do município de Oriximiná/Pa. A construção de dados deu-se pela técnica da entrevista semiestruturada, gravada em áudio, aplicada com 03 gestoras escolares, 03 coordenadoras pedagógicas, 01 representante da Secretaria Municipal de Educação, uma mostra de professoras que atuam nas escolas de educação infantil, as crianças e seus familiares e com os próprios docentes masculinos do pré-escolar I e II das escolas selecionadas. Registrou-se no Diário de campo as informações construídas durante a pesquisa. Utilizou-se como método para a análise dos dados, a análise de conteúdo baseado nos estudos de Bardin. O tratamento e análise dos mesmos assume uma abordagem discursiva a partir da percepção dos participantes acerca do objeto estudado. Nesse sentido, as reflexões apresentadas nesta pesquisa giram em torno de um material heterogêneo que focaliza à docência masculina na educação infantil, o papel do professor e a concepção de criança na Teoria Histórico-Cultural. Os resultados da pesquisa mostram que no município de Oriximiná/PA, os docentes masculinos que atuam na educação infantil já enfrentaram muitos desafios e discriminações, mas todos demonstraram dedicação e empenho na profissão escolhida, o que vem colaborando de maneira significativa para aceitação e valorização desses profissionais pela comunidade escolar, que já não os veem como um intruso na escola da infância com objetivos duvidosos, desmistificando a concepção cultural criada ao longo dos anos, de que educação infantil não é espaço profissional para professores do sexo masculino, pois os critérios para o sucesso profissional de um docente na escola da infância não é o gênero docente, mas sim a formação acadêmica, profissionalismo e a vontade de exercer a docência na educação infantil com qualidade.
Presidente - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE