Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNIE DA SILVA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNIE DA SILVA FARIAS
DATA: 17/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: ICED
TÍTULO: O Programa Mais Educação em duas escolas da rede Municipal de Ensino em Santarém - Pará: o professor como protagonista no pensar políticas públicas
PALAVRAS-CHAVES: Educação Integral; Programa Mais Educação; Professor
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objeto de investigação a percepção do professor acerca da implementação do Programa Mais Educação/PME em duas escolas da Rede Municipal de Ensino em Santarém-PA. O PME surgiu com objetivo de fomentar a educação integral nas esferas municipais e estaduais por meio de atividades socioeducativas no contraturno escolar, foi implementado no município de Santarém no ano de 2009, tendo em 2014 o maior número de adesões com participação de 215 escolas, num total de 19.596 alunos atendidos. A partir deste panorama, apresentamos o seguinte questionamento: Qual a percepção dos professores sobre o PME como difusor da Educação Integral na Rede Municipal de Ensino de Santarém? A partir desse questionamento, elencamos algumas questões que nortearam esta pesquisa: Como o Programa Mais Educação se desenvolveu em duas escolas municipais em Santarém? Qual a percepção dos educadores dessas escolas municipais sobre a implementação do PME? Como o PME, segundo a percepção dos professores, deveria ser pensado e realizado? A pesquisa está inserida na linha de pesquisa História, Política e Gestão Educacional na Amazônia, e teve por objetivo geral discutir a percepção dos professores sobre PME como difusor da Educação Integral na Rede Municipal de Ensino de Santarém. E, por objetivos específicos: (i) investigar o Programa Mais Educação no âmbito da rede Municipal de Ensino de Santarém; (ii) discutir a implementação do Programa Mais educação a partir da visão dos educadores de duas escolas municipais de Santarém e; (iii) apresentar PME a partir da percepção do professor. As escolas participantes da pesquisa foram selecionadas a partir dos critérios: (i) representatividade de 30% das escolas de ensino fundamental; (ii) localizadas na área urbana de Santarém; (iii) que aderiram ao Programa Mais Educação em 2009; (iv) e continuaram com as atividades do programa ininterruptamente até 2015. Como instrumentos para coleta de dados, utilizamos a análise documental, questionários e entrevista. A pesquisa documental se deu na consulta de documentos oficiais como Plano Nacional de Educação (2014), Caderno Passo a Passo do Programa Mais Educação, Setor de estatística da Secretaria Municipal de Educação de Santarém, Manual Operacional de Educação Integral. Para a pesquisa de campo, aplicamos questionários com os envolvidos na comunidade escolar, a saber: duas Diretoras, duas Coordenadoras Pedagógicas, duas Secretárias administrativas, dez Professores e, escola (para fazer caracterização da escola nos aspectos estruturais e pessoal). As entrevistas serão realizadas somente com os professores, totalizando dez participantes, com perguntas semiabertas. Como resultados parciais do estudo, apresentamos a caracterização dessas escolas, bem como o perfil do quadro de funcionários atuantes no PME nas duas escolas investigadas
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA - UFPA
Notícia cadastrada em: 17/09/2018 09:21
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