Banca de DEFESA: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS

DISCENTE: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS
DATA: 04/09/2018
LOCAL: H 301
TÍTULO: O professor iniciante na profissão docente na escola do campo na Amazônia
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professor iniciante. Contexto escolar. Escola do campo. Amazônia
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A escolha pela docência ao entrar no curso de formação de professores não significa necessariamente a permanência na carreira do magistério. Quem ingressa na profissão passa a vivenciar fases, que para uns são mais fáceis, enquanto para outros, momento de descontinuidade. A primeira fase de ingresso na profissão é denominada de entrada na carreira, onde muitos jovens passam pelo “Choque da realidade” (HUBERMAN, 2000), momento em que ocorre o confronto do que aprendeu na instituição formadora com a realidade vivida em sala de aula, etapa denominada de sobrevivência e descoberta na profissão, que pode tanto motivar o professor iniciante em permanecer na profissão, quanto levá-lo a desistir da carreira. Em países como Espanha e Portugal existem diferentes estudos que analisam esta etapa de ingresso na profissão docente: a influência da formação inicial, do contexto escolar, das características pessoais, dos programas de apoio aos iniciantes na profissão etc. No Brasil, são identificados poucos estudos ainda nessa linha de pesquisa, sendo comprovado, por meio deles, que os jovens professores enfrentam diferentes dificuldades nesta fase, tais como: falta de adaptação no ambiente escolar, elevada quantidade de alunos em sala de aula, piores horários e turmas na escola, dificuldade para organizar o tempo escolar com o tempo para trabalhar o conteúdo, entre outros. Quando analisado o ingresso do professor iniciante em escolas localizadas na área rural e sem nenhuma experiência na docência a ausência de estudo é maior. Nesse viés, este estudo tem como objetivo: analisar o ingresso do professor iniciante na prática docente na escola do campo no município de Santarém-PA, amparada na pesquisa qualitativa, no estudo bibliográfico e de campo, tendo como lócus de pesquisa a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio da Silva Barbosa, localizada na Comunidade Agrícola Serra Grande Vila Nova, região do Eixo Forte do Município de Santarém. Utilizamos a entrevista semiestruturada, a observação não participante e a análise de conteúdo tanto para acesso aos dados da pesquisa quanto para a análise. A amostra de campo está definida com: 2 professores iniciantes na profissão docente, 1 gestor escolar e 1 coordenador de assessoria das escolas rurais - Planalto (SEMED). Os resultados demonstraram que os professores iniciantes sem experiência na docência e que ingressaram na escola do campo no Município de Santarém, não identificaram a escola do campo como espaço de atuação profissional no curso de licenciatura, devido ausência de discussão e prática pedagógica desse cenário no ambiente acadêmico. Destacam o programa PIBID como relevante na etapa formativa, por permitir um contato maior com a escola, facilitado pela possibilidade de continuarem além de um ano nas atividades do projeto. A escola facilita o seu desenvolvimento profissional quando promove espaço de diálogo, de ajuda mútua entre os profissionais, ao atender suas demandas profissionais. Se percebem aprendizes na profissão, vendo na prática pedagógica oportunidade para o desenvolvimento profissional. Apesar das dificuldades nesse primeiro ano de atuação profissional, não pensam em desistir da docência, no entanto, visam continuar na profissão atuando no magistério superior.
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA