Banca de DEFESA: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA MASCARENHAS DOS SANTOS
DATA: 04/09/2018
HORA: 09:00
LOCAL: H 301
TÍTULO: O professor iniciante na profissão docente na escola do campo na Amazônia
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Professor iniciante. Contexto escolar. Escola do campo. Amazônia
PÁGINAS: 224
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Rural
RESUMO: A escolha pela docência ao entrar no curso de formação de professores não
significa necessariamente a permanência na carreira do magistério. Quem
ingressa na profissão passa a vivenciar fases, que para uns são mais fáceis,
enquanto para outros, momento de descontinuidade. A primeira fase de
ingresso na profissão é denominada de entrada na carreira, onde muitos jovens
passam pelo Choque da realidade (HUBERMAN, 2000), momento em que
ocorre o confronto do que aprendeu na instituição formadora com a realidade
vivida em sala de aula, etapa denominada de sobrevivência e descoberta na
profissão, que pode tanto motivar o professor iniciante em permanecer na
profissão, quanto levá-lo a desistir da carreira. Em países como Espanha e
Portugal existem diferentes estudos que analisam esta etapa de ingresso na
profissão docente: a influência da formação inicial, do contexto escolar, das
características pessoais, dos programas de apoio aos iniciantes na profissão
etc. No Brasil, são identificados poucos estudos ainda nessa linha de pesquisa,
sendo comprovado, por meio deles, que os jovens professores enfrentam
diferentes dificuldades nesta fase, tais como: falta de adaptação no ambiente
escolar, elevada quantidade de alunos em sala de aula, piores horários e
turmas na escola, dificuldade para organizar o tempo escolar com o tempo para
trabalhar o conteúdo, entre outros. Quando analisado o ingresso do professor
iniciante em escolas localizadas na área rural e sem nenhuma experiência na
docência a ausência de estudo é maior. Nesse viés, este estudo tem como
objetivo: analisar o ingresso do professor iniciante na prática docente na escola
do campo no município de Santarém-PA, amparada na pesquisa qualitativa, no
estudo bibliográfico e de campo, tendo como lócus de pesquisa a Escola
Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio da Silva
Barbosa, localizada na Comunidade Agrícola Serra Grande Vila Nova, região
do Eixo Forte do Município de Santarém. Utilizamos a entrevista
semiestruturada, a observação não participante e a análise de conteúdo tanto
para acesso aos dados da pesquisa quanto para a análise. A amostra de
campo está definida com: 2 professores iniciantes na profissão docente, 1
gestor escolar e 1 coordenador de assessoria das escolas rurais - Planalto
(SEMED). Os resultados demonstraram que os professores iniciantes sem
experiência na docência e que ingressaram na escola do campo no Município
de Santarém, não identificaram a escola do campo como espaço de atuação
profissional no curso de licenciatura, devido ausência de discussão e prática
pedagógica desse cenário no ambiente acadêmico. Destacam o programa
PIBID como relevante na etapa formativa, por permitir um contato maior com a
escola, facilitado pela possibilidade de continuarem além de um ano nas
atividades do projeto. A escola facilita o seu desenvolvimento profissional
quando promove espaço de diálogo, de ajuda mútua entre os profissionais, ao
atender suas demandas profissionais. Se percebem aprendizes na profissão,
vendo na prática pedagógica oportunidade para o desenvolvimento
profissional. Apesar das dificuldades nesse primeiro ano de atuação
profissional, não pensam em desistir da docência, no entanto, visam continuar
na profissão atuando no magistério superior.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Externo ao Programa - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Externo ao Programa - 1476915 - MARIA ALDENIRA REIS SCALABRIN
Notícia cadastrada em: 03/09/2018 11:37