Banca de DEFESA: KATIA LAIS SCHWADE

DISCENTE: KATIA LAIS SCHWADE
DATA: 27/06/2018
LOCAL: AUDITÓRIO WILSON FONSECA
TÍTULO: LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE LETRAS-INGLÊS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores. Lesson Study. Estágio supervisionado. Aprendizagem profissional.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO: Este estudo aborda o uso da prática japonesa Lesson Study na formação inicial de professores. Ele está vinculado à linha Teacher Professional Development through Lesson Study do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (Celepi) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A pesquisa teve como objetivo geral investigar o potencial de contribuição da Lesson Study para a aprendizagem profissional de um grupo de professores de Inglês em formação inicial quando vivenciada durante seu estágio supervisionado de regência. Para esse fim, buscou-se analisar se os elementos essenciais da Lesson Study estavam presentes nos ciclos da ferramenta desenvolvidos durante o estudo e compreender a percepção dos licenciandos acerca do uso da Lesson Study no curso de licenciatura como uma ferramenta para o seu aprendizado profissional. A base teórica do estudo foram a Lesson Study – que tem se tornado cada vez mais, nas palavras de Dudley (2015), o modelo de aprendizagem da profissão para os dias atuais – e os conceitos: a) Prática Reflexiva (SCHÖN, 1983, 2000; ZEICHNER, 2008; FREIRE, 1996; NÓVOA, 1992, 2001; PERRENOUD, 2002); b) Comunidades de Prática (WENGER, 1998); c) Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (SHULMAN, 1986) e d) Capital profissional (FULLAN; HARGREAVES, 2012). A pesquisa, orientada por uma abordagem qualitativa (MINAYO, 2011), adotou como estratégia de investigação o estudo de caso (YIN, 2001), que ocorreu em duas etapas: estudo bibliográfico e pesquisa empírica. Os participantes da pesquisa foram quatro acadêmicos do curso de Letras-Inglês da Ufopa e a professora de inglês titular da turma pertencente a uma escola pública estadual do município de Santarém-PA, na qual os licenciandos intervieram por um período de cinco meses. Para a recolha dos dados, utilizou-se a observação participante, as notas de campo da pesquisadora principal, gravações em áudio e vídeo e a entrevista semiestruturada. Na análise dos dados, adotou-se a análise temática proposta por Guest, Macqueen e Namey (2011). Os resultados apontaram um contraste entre discurso e prática no que se refere às influências da Lesson Study no aprendizado dos licenciandos participantes da pesquisa. Observou-se dificuldades na vivência dos aspectos essenciais da ferramenta japonesa, entretanto, as percepções analisadas com relação à ferramenta indicaram o reconhecimento do valor que a Lesson Study pode agregar à criação de um senso de comunidade em torno do ensino, ao trabalho docente e à construção de uma identidade profissional no decorrer do curso de licenciatura. Concluiu-se que as dificuldades enfrentadas pelos licenciandos no desenvolvimento dos ciclos da Lesson Study não os impediram de vivenciar uma experiência significativa de aprendizagem profissional, havendo a manifestação e o reconhecimento de conceitos mundialmente preconizados por estudiosos da formação inicial de professores, o que indica que professores em formação inicial têm muito a aprender com o movimento de reflexão e ação proporcionado pela Lesson Study.
Presidente - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Interno - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO