Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLISON SOARES GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLISON SOARES GOMES
DATA: 14/05/2018
HORA: 17:00
LOCAL: Sala 305 - Unidade Rondon
TÍTULO: O QUE DIZEM AS GRAMÁTICAS DOS LINGUISTAS SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA?
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Gramática. Língua portuguesa. Prática pedagógica.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: O ensino da gramática da língua portuguesa (LP) é praticado desde a segunda metade do século XVIII, a partir das reformas do Marquês de Pombal, ou seja, antes mesmo de se ter no currículo escolar a disciplina “língua portuguesa” ou “português”. Tal prática se concentrava em uma única variedade da língua, o chamado “padrão culto”, que se pautava na escrita dos grandes autores. Essa prática por muito tempo foi hegemônica nas aulas de língua materna, fato que permitiu a confusão entre ‘ensino de língua’ e ‘ensino de gramática’, expressões utilizadas por vezes como sinônimas. Ainda hoje é possível encontrar escolas brasileiras praticantes de metodologias desta natureza. Com o advento da linguística moderna inúmeros pesquisadores se dedicaram ao estudo dos fatos da língua em usos autênticos. A partir desses estudos é possível ter novas concepções de gramática, de língua, linguagem e ensino de língua. Também a partir desses estudos, muitos linguistas se dedicaram à confecção de gramáticas vinculadas às correntes teóricas mais atuais e que se afastam, por isso mesmo, do modelo tradicional. Três dessas gramáticas – Azeredo (2008), Perini (2010) e Bagno (2012) – são o objeto deste trabalho. Esta pesquisa, de caráter bibliográfico, apresenta como objetivo investigar a concepção de ensino de gramática a partir de gramáticas produzidas por linguistas brasileiros. Nessa empreitada buscamos respostas para o que é ensinar gramática, para que ensinar gramática, como se poderia ensinar gramática. As respostas encontradas podem possibilitar a articulação entre as gramáticas produzidas por linguistas e o ensino de LP, contribuindo com a incorporação de resultados da pesquisa linguística à prática pedagógica dos profissionais que atuam como professores de português, seja enquanto língua materna ou língua estrangeira. Ressaltamos que não é interesse deste trabalho propor metodologias, mas fazer uma reflexão sobre os modelos gramaticais elaborados por linguistas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Externo ao Programa - 1777643 - ROBERTO DO NASCIMENTO PAIVA
Externo à Instituição - MÁRCIA TEIXEIRA NOGUEIRA - UFC
Notícia cadastrada em: 07/05/2018 12:00
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