Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDO NONATO AGUIAR OLIVEIRA

DISCENTE: RAIMUNDO NONATO AGUIAR OLIVEIRA
DATA: 06/03/2018
LOCAL: PPGE
TÍTULO: A EDUCAÇÃO MUSICAL ESCOLAR PARA CRIANÇAS PEQUENAS: O QUE HÁ DE MÚSICA NAS UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE SANTARÉM
PALAVRAS-CHAVES: Educação Musical, Educação infantil, práticas pedagógicas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa tem como proposta central investigar a educação musical escolar para crianças pequenas dos 04 aos 05 anos nas UMEIs da zona urbana da cidade de Santarém/PA a partir de uma cartografia que forneça subsídios que possam responder a questões fundamentais que norteiam esse estudo, tais como: como a música entra na educação de crianças nas escolas municipais santarenas? Quais os conjuntos de escolas municipais que assistem crianças de 04 a 05 anos com educação musical? Existem projetos de Educação Musical na Educação Infantil? Quais recursos estão disponíveis para a realização de atividades musicais? Quais práticas pedagógicas em educação musical são aplicadas pelos professores da educação infantil municipal? Quais as necessidades que esses professores têm para a realização das práticas pedagógicas musicais? Assim, o objetivo geral deste estudo será verificar como tem sido aplicada a música na educação formal de crianças de 04 a 05 anos, estudantes na rede municipal de ensino em Santarém, Pará. Essa pesquisa abrangerá um modelo exploratório descritivo, em função de seu objetivo que se centra na averiguação da existência de atividades musicais e como estas se dão nas UMEIs de Santarém. Nesse sentido, a abordagem é multimétodo, com a perspectiva de trazer uma visão geral e abrangente do fenômeno em estudo, assim como as peculiaridades que poderão se apresentar no decorrer do mesmo. Na primeira etapa do estudo, da qual participarão todos os professores das UMEIs, será utilizado um questionário que abarque dados sociodemográficos e questões relativas às práticas pedagógicas musicais, recursos e necessidades percebidas, na perspectiva de professores da rede municipal para a faixa etária delimitada. Esse instrumento foi criado por Diniz (2005). O quantitativo de participantes na segunda etapa, que consta de entrevistas e observação, será delimitado a partir dos resultados encontrados na primeira etapa. Os dados serão analisados de diferentes maneiras, de acordo com os instrumentos usados para coleta. Os dados oriundos do questionário de dados sociodemográficos serão analisados mediante estatística descritiva com uso de medidas de tendência central. Os dados das entrevistas serão analisados utilizando-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFÈVRE &LEFÉVRE, 2005). Os dados coletados mediante observações serão analisados à luz dos referenciais teóricos propostos e de outros estudos de campo já realizados.
Presidente - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Interno - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO