Banca de DEFESA: ADRIANGELA SILVA DE CASTRO

DATA: 20/12/2017
LOCAL: ICED - Miniauditório HA1
TÍTULO: A EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DA EQUIPE GESTORA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Tempo Integral. Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Este estudo teve como objeto a gestão de uma escola de tempo integral da zona urbana de Santarém/PA. Teve por objetivo analisar a educação integral de tempo integral na perspectiva da equipe gestora. Para isso, apresenta abordagem dos aspectos históricos, conceituais e legais da educação integral de tempo integral e gestão escolar com base na Constituição Federal de 1988 e na lei que regula a gestão democrática no ensino público da rede municipal de Santarém, Lei no 17.866/2004. Destaca a educação de tempo integral com base no que preconizam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no 9394/96, o Plano Nacional de Educação, Lei no 13.005/2014. Para esta pesquisa, foram utilizados como base os seguintes autores: Paro (2009), Gadotti (2009), Arroyo (2012), Veiga (1995), Libâneo (2004), Coelho (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa foram obtidos a partir de abordagem qualitativa, munido por pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Teve como instrumento metodológico: observação in loco, entrevista semiestruturada com a equipe gestora e análise de conteúdo baseada em Bardin (2011), em que se adotou as seguintes categorias de análise: Projeto Político Pedagógico, o cotidiano da escola de tempo integral e os desafios da gestão. Os resultados demonstram que o PPP da escola foi construído de forma coletiva, evidenciando a gestão democrática, e apresenta preocupação com o desenvolvimento da educação integral, não se limitando à ampliação do tempo; o cotidiano da escola acontece com as atividades regulares e extracurriculares, com duração total de 9 horas. Com relação aos desafios que a gestão enfrenta, observamos: recursos financeiros limitados, infraestrutura inadequada, falta de espaço para descanso e excessiva demora em realização de manutenção. Nesse processo de ampliação do tempo escolar, é necessário considerar o tempo, o espaço, a gestão democrática, a atuação de gestores em sintonia com sua equipe e com a comunidade, o envolvimento de toda a comunidade escolar na construção do Projeto Político Pedagógico, bem como a formação continuada dos professores.
Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES