Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANE PANDURO GAMA

DISCENTE: ADRIANE PANDURO GAMA
DATA: 16/12/2017
LOCAL: ICED
TÍTULO: DA CULTURA MAKER A FAZEDORES AMAZÔNICOS SUSTENTÁVEIS: VIVÊNCIAS COLABORATIVAS INTERDISCIPLINARES NA FORMAÇÃO DOCENTE DA UFOPA
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial docente. Cultura maker. Colaboração. Interdisciplinariedade. Sustentabilidade. Amazônia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: Dentro de um contexto amazônico, apesar de uma região rica em biodiversidade, grande parte de educandos encontram-se em condições precárias de ensino, com pouco acesso às políticas públicas e com forte cultura da oralidade sobrepondo-se ao hábito de leitura e escrita. Além disso, é observado na sala de aula: alunos desmotivados, técnicas de ensino ultrapassadas, limitada relação do conteúdo com a realidade e, por outro lado, professores vivenciam formações despreparadas para o enfrentamento de novos desafios contemporâneos. Diante dessa problemática educacional, o presente estudo busca investigar as contribuições das práticas da cultura maker, influenciadas pelos princípios da cultura hacker, perpassando pela criatividade, percepção socioambiental e pela apropriação crítica tecnológica, na formação inicial docente do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio de intervenções colaborativas desde a aula universitária a espaços das escolas municipais de Santarém, com a finalidade de corroborar com o papel de educadores enquanto sujeitos cidadãos críticos, reflexivos e participativos, tanto no processo de construção de conhecimentos quanto em suas vivências e identidade sociocultural. Esta pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação colaborativa, prática e política, dialoga teoricamente com Manuel Castell (2002), Pierre Lèvy (1999), Seymour Papert (2008), Paulo Freire (1993; 1996; 1999), Lev Vygotsky (2009), Fritjop Capra (2000), Paulo Blikstein (2002), Sérgio Amadeu da Silveira (2004), Felipe Fonseca (2014), Nelson Pretto (2008), David Tripp (2005), Ilma Passos (2008), Antônio Nóvoa (1995), Edgar Morin (2001), José Pacheco (2011) e Philippe Perrenoud (2002), dentre outros. Os sujeitos participantes intitulados fazedores amazônicos foram acadêmicos das licenciaturas do ICED em dois módulos da Formação Interdisciplinar I: Interação na Base Real (IBR) e Seminários Integradores I (SINT I), no período de estágio de docência da pesquisadora (bolsista DS/CAPES), sob a supervisão de sua orientadora, responsável pelos módulos nestas fases da pesquisa. Para delimitar a amostra do estudo fez-se o recorte com 120 acadêmicos das turmas 2014, 2016 e 2017 da Licenciatura de Informática Educacional (LIE) que participaram destes módulos nos semestres 2016.1 e 2017.1, e além da participação de acadêmicos de outras licenciaturas. O estudo é bibliográfico, documental e adotou processos de intervenção com bases empíricas. Teve o uso de diário de bordo e gravação de vídeos e imagens da pesquisadora, bem como os depoimentos e outros recursos digitais registrados pelos acadêmicos participantes. Após a qualificação será aplicado um questionário semiestruturado e os resultados serão analisados conjuntamente com todo o material coletado n estudo empírico pela técnica de Análise de Conteúdo. No decorrer da formação, das aulas interativas às intervenções dos projetos comunitários pelos discentes, concluídas nas duas primeiras fases da pesquisa, já trouxeram reflexões acerca desse rearranjo metodológico de aprendizagem colaborativa que não somente impacta, reanima e transforma educandos nesse processo educativo, como inspira docentes em meio a tantas dificuldades educacionais, desafiados a reconstruir novas possibilidades de ensinar e aprender, que levam a transformações sociais e ambientais locais. A cultura maker delineada pela ideia de aprendizagem colaborativa, começa a ganhar evidência no cenário da educação, podendo envolver de forma engajadora e disruptiva, educadores em redes de formações com práticas docentes com atividades socioeducativas com a apropriação crítica de tecnologias, percepção socioambiental e sustentabilidade na região amazônica.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA