Banca de DEFESA: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL
DATA: 05/12/2017
HORA: 19:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondo, Sala R3
TÍTULO: RABISCOS NA PONTA DO LÁPIS: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA, LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e Escrita. Gêneros textuais. Ensino. Olimpíada de Língua Portuguesa. Revistas Na ponta do lápis.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa articula-se com o grupo de Leitura, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e Literatura na Escola (LELIT), o qual, por sua vez, está ligado à linha de pesquisa Práticas Educativas, Linguagens e Tecnologias PPGE-UFOPA. Verifica a concepção de ensino e aprendizagem de leitura-escrita que emana da revista Na ponta do lápis da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – OLP, dentro do quadro geral que se desenha de concepção de ensino de leitura-escrita da educação brasileira contemporânea. Aparentemente, a OLP é apenas um concurso de textos, mas, para além disso, pretende oferecer aos professores oportunidade de formação, apostando na ideia de que os professores possam vivenciar a metodologia de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de sequências didá- ticas. Embora se reconheça a contribuição da OLP para o ensino de Língua Portuguesa tendo a adoção dos gêneros textuais em sua política de formação de professores, do seu material pedagógico e da produção de texto para a competição, investigou-se nesta pesquisa questões conceituais e metodológicas subjacentes à proposta. As vinte e nove revistas, produzidas de 2005 até 2017 foram analisadas em suas seções e classificadas em vozes A, B e C, de acordo com a metodologia adotada. Cada seção foi examinada considerando as seguintes categorias: língua; leitura; ensino e aprendizagem; sujeito e autoria; propostas de ensino e professor; incluídas nas questões norteadoras da pesquisa. O estudo global das revistas mostra que a Olimpíada (como voz A, oficial) entende contribuir com a formação de professores de língua portuguesa, a partir da concepção que tem a linguagem como processo de interação, isto é, em que os usuários da língua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares sociais e falam e ouvem desses lugares de acordo com formações imaginárias (imagens) que a sociedade estabelece, concebendo a língua como sistema vivo, flexível, que varia, ou seja, realizando-se como fenômeno social. Além disso, a OLP é um programa que tem parceiros, intelectuais, artistas e demais professores (outras vozes existentes), que procuram falar de acordo com a voz da instituição, deixando-nos cientes de que as vozes presente na PL não contrariam a OLP, mas mantém diálogo com a concepção de ensino e aprendizagem proposto por ela e estão preocupados com a emancipação dos sujeitos envolvidos em todo o processo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Externo ao Programa - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Externo à Instituição - MÁRCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI - UFPA
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 10:48
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa