Banca de DEFESA: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA PAULA RAMOS PIMENTEL
DATA: 05/12/2017
HORA: 19:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondo, Sala R3
TÍTULO: RABISCOS NA PONTA DO LÁPIS: CONCEPÇÕES DE LÍNGUA,
LINGUAGEM, ENSINO E APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Leitura e Escrita. Gêneros textuais. Ensino. Olimpíada de Língua Portuguesa.
Revistas Na ponta do lápis.
PÁGINAS: 156
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa articula-se com o grupo de Leitura, Pesquisa e Intervenção em Leitura, Escrita e
Literatura na Escola (LELIT), o qual, por sua vez, está ligado à linha de pesquisa Práticas
Educativas, Linguagens e Tecnologias PPGE-UFOPA. Verifica a concepção de ensino e
aprendizagem de leitura-escrita que emana da revista Na ponta do lápis da Olimpíada de Língua
Portuguesa Escrevendo o Futuro OLP, dentro do quadro geral que se desenha de concepção
de ensino de leitura-escrita da educação brasileira contemporânea. Aparentemente, a
OLP é apenas um concurso de textos, mas, para além disso, pretende oferecer aos professores
oportunidade de formação, apostando na ideia de que os professores possam vivenciar a metodologia
de ensino de língua que trabalha com gêneros textuais por meio de sequências didá-
ticas. Embora se reconheça a contribuição da OLP para o ensino de Língua Portuguesa tendo
a adoção dos gêneros textuais em sua política de formação de professores, do seu material
pedagógico e da produção de texto para a competição, investigou-se nesta pesquisa questões
conceituais e metodológicas subjacentes à proposta. As vinte e nove revistas, produzidas de
2005 até 2017 foram analisadas em suas seções e classificadas em vozes A, B e C, de acordo
com a metodologia adotada. Cada seção foi examinada considerando as seguintes categorias:
língua; leitura; ensino e aprendizagem; sujeito e autoria; propostas de ensino e professor; incluídas
nas questões norteadoras da pesquisa. O estudo global das revistas mostra que a Olimpíada
(como voz A, oficial) entende contribuir com a formação de professores de língua portuguesa,
a partir da concepção que tem a linguagem como processo de interação, isto é, em
que os usuários da língua ou interlocutores interagem enquanto sujeitos que ocupam lugares
sociais e falam e ouvem desses lugares de acordo com formações imaginárias (imagens) que a
sociedade estabelece, concebendo a língua como sistema vivo, flexível, que varia, ou seja,
realizando-se como fenômeno social. Além disso, a OLP é um programa que tem parceiros,
intelectuais, artistas e demais professores (outras vozes existentes), que procuram falar de
acordo com a voz da instituição, deixando-nos cientes de que as vozes presente na PL não
contrariam a OLP, mas mantém diálogo com a concepção de ensino e aprendizagem proposto
por ela e estão preocupados com a emancipação dos sujeitos envolvidos em todo o processo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1776813 - LUIZ PERCIVAL LEME BRITTO
Interno - 1260786 - EDIENE PENA FERREIRA
Interno - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Externo ao Programa - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Externo à Instituição - MÁRCIA CRISTINA GRECO OHUSCHI - UFPA
Notícia cadastrada em: 01/12/2017 10:48