Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINETE COSTA DE LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINETE COSTA DE LIMA
DATA: 24/10/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Sala H301 - Iced
TÍTULO: AS PERCEPÇÕES DO GESTOR E TÉCNICOS DA 5a URE SOBRE OS
AVANÇOS E DESAFIOS DO PROEMI EM SANTARÉM-PA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Médio. Políticas Públicas. Programa Ensino Médio Inovador.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A dissertação discute o Programa Ensino Médio Inovador no Estado do Pará, tendo como objeto
de estudo as percepções do gestor e técnicos da 5a URE sobre os avanços e desafios do ProEMI
em Santarém-PA, em um recorte temporal compreendido entre os anos de 2012 a 2014. Este
período justifica-se por ser 2012 o ano de adesão do ProEMI em onze escolas estaduais do
município de Santarém, consideradas escolas pilotos, e 2014, por ser o ano de conclusão do 1o
ciclo com a participação de 24 escolas de Ensino Médio de Santarém que desenvolveram ações
do Programa Ensino Médio Inovador. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar as
percepções do gestor e técnicos de referência da 5a URE sobre os avanços e desafios do ProEMI
em Santarém-PA, enquanto proposta inovadora para o Ensino Médio. E como objetivos
específicos: contextualizar o Ensino Médio a partir das legislações educacionais brasileiras;
identificar as políticas educacionais do Ensino Médio desenvolvidas no estado do Pará; e saber
quais as contribuições e resultados do ProEMI, nos índices do Ensino Médio em Santarém, na
percepção do gestor e dos técnicos de referências da 5aURE, responsáveis pelo
acompanhamento do ProEMI nas escolas estaduais. A pesquisa apresenta como local de estudo
a 5a Unidade Regional de Educação, localizada na Avenida Curuá-Una, s/n, Bairro do
Livramento, município de Santarém-PA. Os sujeitos da pesquisa são o gestor do período
investigado e três técnicos de referências da 5a Unidade Regional de Educação (URE)
responsáveis pelo acompanhamento do ProEMI nas escolas estaduais de Santarém-PA. A
pesquisa é desenvolvida em duas etapas: a primeira compreende o levantamento documental e
a segunda é a pesquisa de campo. A pesquisa partiu de levantamento documental com análise
de documentos oficiais, pertinentes às políticas educacionais e ao ProEMI, e pesquisa
bibliográfica em livros, teses, dissertações, artigos científicos relacionados à temática proposta.
Para o levantamento das informações em campo será utilizada como ferramenta a entrevista
semiestruturada, utilizando roteiro de questões previamente estruturadas a serem aplicadas aos
participantes da pesquisa As informações serão analisadas a partir da triangulação de dados,
com uso das informações dos documentos, referenciais teóricos e entrevistas. O referencial
teórico parte dos estudos de Aranha (1996); Abreu (2005); Ciavatta (2005); Cunha (2014); Cury
(2002); Davanlo (2008); Freitas e Biccas (2009); Frigotto (2005, 2014); Frigotto, Ciavatta e
Ramos (2005); Ghiraldelli (2001, 2009); Germano (1994); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012);
Kuenzer (1997, 2009); Oliveira (2002); Paglia (2015); Piletti (1995); Pinto (2007), Ramos
(2011) entre outros.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Presidente - 115.081.242-72 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Interno - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externo à Instituição - RONALDO MARCOS DE LIMA ARAÚJO - UFPA
Interno - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Notícia cadastrada em: 20/10/2017 14:40