Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTINA DE SIQUEIRA CORREA

DISCENTE: MARTINA DE SIQUEIRA CORREA
DATA: 16/01/2017
LOCAL: Sala do LELIT
TÍTULO: LEITURA DE ESTUDO E CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento, leitura de estudo, estudar, ensino superior
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Este trabalho se desenvolve a partir do projeto “leitura de estudo e conhecimento na formação inicial de alunos de pedagogia”, cujo objetivo é investigar como a leitura se articula com o conhecimento e a formação, considerando as estratégias de estudo e aprendizagem de alunos de pedagogia. Para desenvolver tal investigação, realizamos estudo de temas (suporte teórico) que trabalham questões importantes para o desenvolvimento do projeto, como, por exemplo, conhecimento, formação ensino superior e leitura. Dialogamos de forma especial Castello-Pereira (2003), Britto (2004; 2005; 2009), Silva (2010), Britto e Castilho (2009), que, além de desenvolver estudos semelhantes ao nosso, produziram conceitos como: postura epistemológica: crítica ou instrumental, leitura de estudo, disponibilidade objetiva e subjetiva, conceito de autoria e constituição de acervo. Esses conceitos são importantíssimos no nosso trabalho, pois ajudam a dimensionar formas de estudar dos alunos e as motivações que os levam a ter determinados comportamentos diante do conhecimento. Devido à complexidade do tema, foi necessário utilizar um conjunto de metodologias, incluindo aplicação de questionário para um grupo amplo de estudantes (142 alunos) e entrevistas prospectivas dialogadas com um grupo de quatro estudantes. Esta pesquisa contou com a participação de estudantes de duas universidades: uma pública e outra privada, o que nos fornece indícios importantes sobre os processos formativos e concepções de aprender e de conhecer de estudantes de pedagogia.
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES
Externo à Instituição - CRISTIANO AMARAL GARBOGGINI DI GIORGI - UNESP