Banca de DEFESA: CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO
DATA: 02/12/2016
HORA: 08:30
LOCAL: IESPES - Sala 22 - 2º andar
TÍTULO: A Gestão do Ensino na Residência Multiprofissional em saúde no HRBA/Santarém: contribuições para a consolidação da cultura de hospital ensino na Amazônia.
PALAVRAS-CHAVES: Educação na Saúde. SUS. Residência Multiprofissional. Gestão do Ensino. Hospital Ensino na Amazônia.
PÁGINAS: 188
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O presente estudo aborda a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e objetiva analisar como foi desenvolvida a gestão do ensino no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em Santarém, para consolidação de uma cultura de Hospital Ensino (HE) na região amazônica. A pesquisa é de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2014), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), com recorte microetnográfico (ARNAL; RINCÓN; LATORRE, 1992), e desenvolvido mediante um estudo bibliográfico, documental e de campo. O público-alvo está composto pelos profissionais da saúde envolvidos diretamente com o processo formativo desta Residência Multiprofissional, englobando os gestores de ensino (HRBA/UEPA), os preceptores, os docentes, os tutores, os residentes enquanto sujeitos coparticipes do processo de ensino e aprendizagem, bem como seus egressos (2013/2014), totalizando uma amostra de 95 participantes. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados observação participante, entrevistas e questionários (OLIVEIRA, 2014). A análise dos dados foi organizada através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), assumindo um viés interpretativo a partir da triangulação de métodos (MINAYO et al, 2005). A discussão foi constituída à luz teórica de Vázquez (1977), Freire (1996), Gadotti (2004), Paro (2010), Moreno (2015), dentre outros, em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. Os resultados finais demonstram que a Gestão do Ensino por meio da Residência Multiprofissional em saúde tem contribuído para a melhoria do ensino em serviço, bem como para a consolidação da cultura de HE na região Amazônica. No que se refere aos subsídios desta Residência para a cultura de HE, 62% dos residentes dizem em parte, contudo 68% dos egressos consideram que sim. No entanto, 100% dos tutores, 100% dos docentes e 95% dos Preceptores corroboram que esta formação continuada tem cooperado para a solidificação desta cultura na região. Da mesma forma, os gestores do ensino ratificam que esta residência tem sido fundamental para a construção do ensino em serviço, visto que converge para para a formação de profissionais comprometidos com o bem-estar do usuário, melhorando a qualidade da assistência dispendida na região oeste do Pará. Assim, enquanto conclusão do estudo, pode-se afirmar que a gestão do ensino tem fomentado reflexões em torno da constituição desta formação, em vias de consolidar a cultura de HE na Amazônia, oportunizando aos profissionais da saúde uma experiência diferenciada, na qual tem-se a união da assistência e formação acadêmica, com propostas para a melhoria do ensino em serviço continuado com vistas à qualificação de profissionais da saúde capacitados para atuarem na rede SUS. Tendo como pressuposto a parceria interinstitucional entre a Instituição Proponente e a Executora, e uma base educativa a partir da gestão democrática do processo ensino - aprendizagem, legitimadas pela participação de todos os envolvidos no processo formativo, afirma-se que Educação na Saúde é essencial para a edificação de um SUS para todos e com um atendimento humanizado e de qualidade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 077.643.817-48 - IRANI LAUER LELLIS - IESP
Externo à Instituição - EDNA FERREIRA COELHO GALVÃO - UEPA
Externo à Instituição - ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - UnB
Notícia cadastrada em: 30/11/2016 16:15
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