Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO

DISCENTE: CLAUDILÉIA PEREIRA GALVÃO
DATA: 23/08/2016
LOCAL: ICED
TÍTULO: A GESTÃO DO ENSINO NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISISONAL EM SAÚDE NO HRBA/SANTARÉM: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA CULTURA DE HOSPITAL ENSINO NA AMAZÔNIA
PALAVRAS-CHAVES: Educação na Saúde. SUS. Residência Multiprofissional. Gestão do Ensino. Hospital Ensino. Amazônia.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O presente estudo aborda a Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e objetiva analisar como está sendo desenvolvida a gestão do ensino no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e pela Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Santarém, para consolidação de uma cultura de Hospital Ensino (HE) na região amazônica. Seus objetivos específicos são: a) verificar a concepção de Residência Multiprofissional na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia e de HE dos Profissionais da Saúde dos envolvidos neste processo; b) traçar o perfil acadêmico dos profissionais da saúde desta Residência; c) traçar o perfil dos residentes que fazem parte do Programa da Residência Multiprofissional na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia e de seus egressos; d) verificar a concepção de Residência Multiprofissional na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia dos Profissionais da Saúde a partir da percepção dos envolvidos nesta formação; e) mapear as práticas pedagógicas e ações de formação da Gestão do ensino (HRBA/UEPA) para o fortalecimento de uma cultura de HE na região a partir da percepção dos envolvidos neste processo formativo; f) verificar as contribuições do Programa de Residência Multiprofissional para a formação dos residentes a partir da percepção dos envolvidos neste processo formativo. O estudo é de abordagem qualitativa (OLIVEIRA, 2014), descritiva, do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), com recorte microetnográfico (ARNAL; RINCÓN; LATORRE, 1992), e desenvolvido mediante um estudo bibliográfico, documental e de campo. O público-alvo está composto pelos profissionais da saúde envolvidos diretamente com o processo formativo da Residência Multiprofissional, englobando os gestores de ensino (HRBA/UEPA), os preceptores, os docentes, os tutores, os residentes enquanto sujeitos coparticipes do processo de ensino e aprendizagem, bem como seus egressos (2013/2014), totalizando uma amostra de 95 participantes. Como instrumentos de coleta de dados estão sendo utilizados observação participante, entrevistas e questionários (OLIVEIRA, 2014). A análise dos dados está sendo organizada através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011), assumindo um viés interpretativo a partir da triangulação de métodos (MINAYO, 2005). A discussão está constituída à luz teórica de Vázquez (1977), Freire (1996), Gadotti (2004), Paro (2010), Moreno (2015), dentre outros, em diálogo com os documentos oficiais e marco normativo legal da área. Os resultados parciais demonstram que a maioria dos residentes e egressos cursou a graduação em Universidades públicas, tendo como perfil serem profisisonais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Serviço Social e Psicologia, com uma faixa etária entre 23 a 38 anos, sendo em sua maioria do Estado do Pará e do sexo feminino. No que se refere a influência em suas decisões para cursar a Residência em Saúde na Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia em Santarém, 92,3% e 73,7% respectivamente afirmam que a possibilidade de estudar com bolsa foi o que mais os influenciou. No que diz respeito a contribuição desta Residência para a cultura de HE, mais da metade dos residentes pesquisados consideram parcialmente e 38,5% dizem que sim, contudo 68,4% dos egressos e 100% dos tutores corroboram que esta formação continuada tem cooperado para a solidificação desta cultura. Enquanto conclusão do estudo, neste momento pode-se afirmar que a gestão do ensino na Residência Multiprofissional em Saúde tem fomentado reflexões em torno da constituição do ensino em serviço, em vias de contribuir com a consolidação de um HE na Amazônia, oportunizando aos profissionais da saúde uma experiência diferenciada, unindo assistência e formação acadêmica.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE