Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA HIARLEY SILVA ANDRADE

DATA : 16/08/2019
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304

A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA

Universidade-Escola, Comunidades Colaborativas, Desenvolvimento Profissional docente, Práticas colaborativas, Formazon

Questões concernentes a solidificação de práticas colaborativas, tem se destacado e se tornado um campo promissor e que precisa ser explorado. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar como se constitui o processo de construção da relação entre universidade - escola a partir da perspectiva colaborativa, visando a partir dessa relação refletir sobre as possibilidades e potencialidades destas, tendo como o lócus de constituição/interação para tal narrativa o grupo Formazon. Os diálogos que se produziram tiveram o intuito de aproximar e superar as possíveis dicotomias nesses contextos, buscando a construção de uma relação amistosa e de confiabilidade entre os sujeitos que compõem o processo. Vale mencionar ainda, que a presente pesquisa está em andamento e para o desenvolvimento desta, utilizo para efeito de metodologia a perspectiva narrativa por acreditar que esta é a modalidade mais indicada para este estudo. O referencial teórico adotado para se referir a grupos e/ou comunidades colaborativas, utiliza  os pressupostos de Fiorentini (2004, 2009, 2013), Crecci (2016), Gama (2007), dentre outros e com relação a perspectiva narrativa me apoio em Clandinin e Connelly (2015), Bondia-Larrosa (2002), utilizando me como instrumentos de coletas de dados, por meio da gravação e transcrição dos encontros realizados dentro do grupo, além de minhas observações registradas em diários de campos produzidos a partir dos encontros realizados nos espaços das escolas participantes. Entendo que a partir dos dados obtidos e das reflexões já iniciadas neste estudo, acredito ser possível suscitar discussões que orientarão novos caminhos de continuidades de relações, com vistas a consolidação de práticas sustentáveis que visem potencializar a interação entre universidade-escola, com intuito de possibilitar novas e importantes descobertas que ampliarão os horizontes e o seu alcance.

Externa ao Programa - 1782909 - CLAUDIA SILVA DE CASTRO
Externo à Instituição - LICURGO PEIXOTO DE BRITO