Banca de QUALIFICAÇÃO: NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA

DISCENTE : NIRLANDA FIGUEIREDO DA SILVA
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Sala 304 ICED

O Estado do Conhecimento sobre educação integral em tempo integral: as produções acadêmicas do programa de pós-graduação em educação da UFOPA

Educação integral. Políticas públicas. Concepções.

Este trabalho apresenta dados de uma pesquisa em andamento, na qual se faz um estado do conhecimento, elencando as pesquisas da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, realizadas no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica – PROCAD, do qual fazem parte, a UNICAMP, a UNIR e a UFOPA. Tais pesquisas versam sobre políticas indutoras de educação integral, das quais se destacam o Programa Mais Educação - PME e Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI. Tem como objetivo analisar as concepções de educação integral das dissertações defendidas no âmbito PROCAD, no período de 2016 a 2018. É uma pesquisa descritiva, realizada por meio de análise bibliográfica e documental. Está baseada nas reflexões CAVALIERE (2014) acerca de educação integral, na qual, o indivíduo é tratado “como um ser complexo e indivisível”, temos também, as contribuições de GADOTTI (2009), que discute que na educação integral “há empenho na formação integral do indivíduo em aspectos culturais, éticos, cognitivos, estéticos e políticos”. Em relação aos conceitos de política, consideramos os estudos HOFLING (2001) que concebe a “educação como política de corte social”. Verificou-se, a partir da leitura dos resumos das dissertações, que o Programa mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são descritos como políticas públicas indutoras de educação integral, que unificam ações que beneficiam a comunidade escolar. Entretanto, a partir das experiências descritas pelas dissertações, verificamos que tais programas necessitam de uma ampla discussão, em virtude de apresentarem lacunas que impedem o bom andamento das atividades. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à temática da educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O relato dos autores enfatiza que, embora tenhamos obtido avanços, no que diz respeito ao desenvolvimento intelectual dos alunos, ainda há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. As pesquisas evidenciaram também, a importância de se considerar o contexto no qual estamos inseridos e que a região Oeste do Pará contém especificidades que devem ser pensadas. Considerando todos esses aspectos, as pesquisas descritas são de suma importância para a ampliação do debate sobre educação integral, tendo em vista que os envolvidos nela, não tem clareza de seus conceitos. (em construção).

Presidente - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Interna - 1153251 - EDNA MARZZITELLI PEREIRA