Banca de DEFESA: ANA HIARLEY SILVA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA HIARLEY SILVA ANDRADE
DATA : 11/12/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Ufopa, Unidade Rondon, Sala H304
TÍTULO:

O FORMAZON E A CONSTITUIÇÃO DE ESPAÇOS COLABORATIVOS NA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA.


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade-escola. Comunidades colaborativas. Desenvolvimento profissional docente. Práticas colaborativas. Formazon.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Questões concernentes à consolidação de práticas colaborativas têm se destacado e se tornado um campo promissor e que precisa ser explorado. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar como se constitui o processo de construção da relação universidade – escola, a partir da perspectiva colaborativa, visando a refletir acerca das possibilidades e potencialidades destas, tendo como o lócus de constituição/interação para tal narrativa o grupo Formação de Professores na Amazônia Paraense - Formazon, vinculado à Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA. Para o desenvolvimento desta, utilizou-se para efeito de metodologia a narrativa e a análise textual discursiva como aporte para tal empreitada por constituir múltiplos olhares sobre o estudo. O referencial teórico adotado para se referir a grupos e/ou comunidades colaborativas utiliza  os pressupostos de Fiorentini (2004, 2009, 2013), Crecci (2016), Gama (2007), dentre outros e, com relação à perspectiva narrativa apoia-se em Clandinin e Connelly (2015) e Bondia-Larrosa (2002), e na Análise Textual discursiva em Moraes e Galiazzi (2006), utilizando-se como instrumentos de coleta de dados a gravação e transcrição dos diálogos produzidos nos encontros realizados dentro do grupo Formazon aos sábados na universidade. Os diálogos produzidos nos encontros de sábados entre os membros do grupo (quais sejam: professores universitários, professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e graduação) tiveram o intuito de aproximar e superar as possíveis dicotomias nesses contextos, buscando a construção de uma relação amistosa e de confiabilidade entre os sujeitos que compõem o processo. Concluo que os dados obtidos a partir dos encontros realizados na universidade promoveram o protagonismo dos professores da educação básica, uma vez que estes tiveram suas atividades e ações divulgadas por meio da socialização e produção de relatos escritos de experiências exitosas realizadas no chão da escola, além da construção de relações não hierárquicas entre os membros evidenciando o caráter colaborativo de ações e práticas proposta pelo grupo o que possibilitou a troca de saberes significativos tanto para universidade como para a escola. Entendo que as reflexões já iniciadas neste estudo, suscitaram discussões pertinentes que orientarão novos caminhos de continuidades de relações, com vistas à consolidação de práticas sustentáveis que visem a potencialização e a interação entre universidade-escola, com intuito de possibilitar novas e importantes descobertas a partir dessa aproximação visando ampliar os horizontes e o seu alcance, a partir da promoção e da consolidação de práticas colaborativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1782909 - CLAUDIA SILVA DE CASTRO
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa ao Programa - 1579210 - LILIAN CRISTIANE ALMEIDA DOS SANTOS
Interno - 1321886 - NILTON VARELA HITOTUZI
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Notícia cadastrada em: 02/12/2019 17:02
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