Banca de DEFESA: NIZIANNE ANDRADE PICANÇO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIZIANNE ANDRADE PICANÇO
DATA : 20/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA H304 - ICED - CAMPUS RONDON
TÍTULO:

ALÔ MUNDO, ME AJUDE A SER GENTE: interações sociais no futebol para o desenvolvimento de habilidades sociais


PALAVRAS-CHAVES:

Habilidades Sociais. Educação. Futebol. Desenvolvimento humano.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Os estudos relacionados à aprendizagem de valores sociais por meio do esporte são amplamente realizados na literatura brasileira, entretanto, pesquisas voltadas para as habilidades sociais desenvolvidas por meio da interação social nos ambientes esportivos, especificamente no futebol, ainda são tímidas. Este esporte bretão faz parte da construção social e cultural dos brasileiros, e muitos, desde a infância e adolescência, movidos pelo sonho de se tornarem grandes jogadores e alcançarem o status de ídolos passam a integrar equipes das categorias de base de diversos clubes visando desenvolver uma carreira que alcance o profissionalismo. Assim, boa parte deste período de vida de tais jovens é vivida no contexto esportivo, logo as experiências advindas das relações sociais estabelecidas neste ambiente interferem de maneira significativa no desenvolvimento humano desses indivíduos direcionando a aprendizagem de comportamentos sociais pelos jovens atletas. Neste sentido, compreendem-se as habilidades sociais como conjunto de atitudes que possibilitam melhores resultados nas trocas interpessoais e atuam como fatores de proteção para o desenvolvimento humano, uma vez que são essenciais para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Diante disso, o presente estudo objetivou averiguar a relação entre as interações sociais no contexto futebolístico e suas implicações para o desenvolvimento de habilidades sociais em jovens jogadores. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com (8) adolescentes na faixa etária de 16 e 17 anos que atuam em uma equipe de futebol em Santarém-Pará. Os instrumentos metodológicos selecionados para este estudo foram: questionário sociodemográfico, roteiro de entrevista e observação não-participante, e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-DEL PRETTE, 2009). Para analisar os dados da observação utilizou-se de análise descritiva, no IHSA foi empregada a análise informatizada do próprio instrumento e nas entrevistas aplicou-se a Técnica de Elaboração e Análise de Significado (MOREIRA; SIMÕES; PORTO, 2005). Os resultados evidenciaram que nas interações sociais no ambiente investigado ocorre mais emissão de comportamentos com ausência de HS. Portando, HS como assertividade, autocontrole e expressividade emocional e empatia com o adversário são menos desenvolvidas nestas relações. Entretanto, constatou-se o favorecimento de habilidades sociais como: fazer amizade, empatia entre a equipe, civilidade e etc. Ressalta-se que a relevância desta pesquisa se direciona a ampliação de discussões dos estudos científicos sobre o desenvolvimento de habilidades sociais no contexto esportivo, contribuindo para o conhecimento das interações sociais que fazem parte dos processos educativos do ambiente futebolístico/esportivos na região Amazônica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1983523 - HERGOS RITOR FROES DE COUTO
Interna - 3045967 - IRANI LAUER LELLIS
Interna - 1552900 - IANI DIAS LAUER LEITE
Externa à Instituição - Patricia Reyes de Campos Ferreira - UEPA
Notícia cadastrada em: 18/02/2020 09:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - srvapp2.ufopa.edu.br.srv2sigaa