Banca de QUALIFICAÇÃO: MANUELA PATRICIA PORTO TAPAJOS

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: APRENDIZAGEM MÓVEL NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Educação; Aprendizagem móvel; dispositivos móveis

RESUMO

Mudanças aceleradas marcam a sociedade contemporânea. A escola encontra-se centro dessas mutações. Nesse trabalho fazemos um recorte sobre como as tecnologias de informação e comunicação transformadas em extensão do corpo pelos dispositivos móveis interferem nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, o estudo investiga de que maneira as tecnologias digitais móveis interferir em uma escola de ensino fundamental II a partir da análise realizada em uma unidade escolar localizada em Santarém-Pa. Nossa proposta é entender se há ou não ingerência dessas tecnologias na relação tecnologia-professor-aluno no ambiente da sala de aula. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, no qual recorremos a revisão de literatura, pesquisa documental e empírica. Os instrumentos de coleta de dados foram: dois questionários que aplicaremos (um para professores e outro para alunos do 9º ano do ensino fundamental), observação direta, sem interferência da pesquisadora, diário de anotações da observação.

Interno - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interna - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO