Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELINO SILVA AZULAY

DISCENTE : MARCELINO SILVA AZULAY
DATA : 03/07/2020
LOCAL: Virtual

O FECHAMENTO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE AVEIRO-PARÁ.

Fechamento das Escolas do Campo. Educação do Campo. Aveiro-PA.

A presente pesquisa estuda o fechamento das escolas do campo no município de Aveiro – Pará, teve como questão norteadora: Quais motivos justificaram o fechamento das escolas do campo no município entre os anos de 2006 e 2018? Objetiva investigar os motivos que permitiram o fechamento dessas escolas e as consequências dessa ação para os sujeitos camponeses. O marco temporal delimita-se pela reorganização do sistema educacional municipal após a municipalização do ensino fundamental em Aveiro. Para responder ao questionamento esta dissertação foi direcionada pela abordagem qualitativa amparada de um estudo teórico bibliográfico sobre a temática em questão e pesquisa de campo. Foram analisados documentos como relatórios produzidos pela Secretaria Municipal de Educação com dados sobre escolas em funcionamento e fechadas, bem como matrículas da Educação Infantil e Ensino Fundamental dentro do período estudado. Analisou-se ainda Portarias e Decretos relativos à educação municipal. Das 111 escolas existentes no campo, 63 foram fechadas, o que corresponde a 56,76%. Todas as 63 escolas possuíam turmas multisseriadas. Como esta pesquisa ainda está em andamento, pretende-se entrevistar gestores municipais, secretários de educação, lideranças comunitárias e famílias de pelo menos uma comunidade em que a escola foi fechada para completar produção de dados e análise dos mesmos. Os resultados preliminares demonstram a ausência do dever do Estado e a negação da oferta ao fechar mais de 50% de escolas ao longo de 12 anos, contrariando os marcos legais e se sobrepondo a história de luta dos movimentos sociais que defendem uma escola para os sujeitos do campo sem que este precise sair do seu local para estudar. Dessa forma, espera-se entender, a partir do presente estudo, o fenômeno do fechamento das escolas do campo no município de Aveiro abordando-o a partir de uma perspectiva crítica de análise.

Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1153153 - ANSELMO ALENCAR COLARES