Banca de DEFESA: DIOMARK PEREIRA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIOMARK PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 28/08/2020
HORA: 16:00
LOCAL: remoto
TÍTULO:

A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE ITAITUBA-PA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Integral e de Tempo Integral. Qualidade da Educação. Gestão Escolar. Ensino Fundamental. 


PÁGINAS: 158
RESUMO:

A pesquisa faz uma apresentação da política indutora de Educação Integral no Município de
Itaituba, no período de 2009 a 2015, a partir da implantação do Programa Mais Educação
(PME). Objetivou-se analisar o processo de implantação do PME em duas escolas do
município, buscando compreender a sua materialização no contexto escolar. Para o alcance
do objetivo aqui proposto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, recorrendo à literatura e à
pesquisa de campo, realizada em duas escolas, do município de Itaituba, onde o Programa
Mais Educação foi implantado no ano 2009, e executado até o ano 2015. Utilizou-se como
instrumento para coleta de dados o questionário, que foi aplicado aos dezessete sujeitos da
pesquisa, contemplando:
duas diretoras, duas técnicas educacionais, duas coordenadoras do
PME e onze professores. As informações contribuíram para analisar e interpretar as
contradições existentes durante a implantação do Programa Mais Educação no contexto
escolar,
e, assim, fomentar discussões sobre a educação integral como possibilidade para
qualidade da educação no contexto brasileiro, com especificidades no contexto da Amazônia
brasileira. A pesquisa foi de fundamental importância porque além de contribuir com o
referencial já existente, possibilita ao leitor uma reflexão de como o PME foi implantado em
escolas que não ofereciam espaço adequado para execução das oficinas, suas linguagens e
atividades propostas. A implantação do PME nessas duas escolas foi desafiadora e marcada
pela deficiente adesão ao Programa por parte dos sujeitos envolvidos, bem como pela falta
de conhecimento por parte destes, acerca da funcionalidade do projeto no âmbito escolar.
Adicionalmente, o estudo permitiu inferir sobre a necessidade de uma política de educação
integral no município de Itaituba, como elemento importante para melhoria da qualidade da
educação básica.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interna - 1524433 - MARIA LILIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Externa à Instituição - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/08/2020 15:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação - (00) 0000-0000 | Copyright © 2006-2020 - UFRN - srvapp1.ufopa.edu.br.srv1inst2