Análise da eficiência técnica dos cursos de graduação em uma universidade pública da Amazônia brasileira
Avaliação Institucional. Ensino Superior. Estado Avaliador. Análise Envoltória de Dados
A avaliação Institucional interna de Instituições de Ensino Superior, inserida no contexto do SINAES, para além da certificação, é realizada com a finalidade de melhorar, por meio do autoconhecimento, a qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. Como forma complementar ao processo de auto avaliação apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP, o desafio da pesquisa aqui proposta é mensurar a eficiência técnica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA, por meio da Análise Envoltória de Dados, mais conhecida como Data Envelopment Analysis (DEA), considerando variáveis de insumos (investimentos) e de produto (resultados) fornecidos e gerados, respectivamente, para e pelos cursos. Aplicou-se a metodologia DEA para avaliação de 20 cursos de graduação ofertados na sede da UFOPA, com dados institucionais do ano de 2017, utilizando-se 3 variáveis de inputs (recursos) e 3 variáveis de outputs (produtos). Fez-se uma discussão mais aprofundada sobre quatro pontos fundamentais, quais sejam: o papel do chamado “Estado Avaliador” do qual partem as políticas públicas que norteiam o processo avaliativo do ensino superior no Brasil; a influência do Neoliberalismo na estrutura e na conjuntura da educação brasileira; a perspectiva da avaliação interna de cursos de graduação; e a metodologia da Análise por Envoltória de Dados como uma técnica capaz de avaliar o desempenho de cursos de graduação.