Banca de DEFESA: GIRLANE AIRES GONCALVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIRLANE AIRES GONCALVES
DATA : 20/04/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconfêrencia Google Meet
TÍTULO:

RADIOGRAFIA DOS EGRESSOS PPGE/UFOPA (2015-2019): subsídios para elaboração de proposta de modelo de sistema de acompanhamento institucional.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação superior. Programa stricto sensu em educação. Avaliação Institucional. Gestão de acompanhamento de egressos. Amazônia.

 


PÁGINAS: 237
RESUMO:

A pesquisa aborda sobre acompanhamento dos egressos de 2015-2019, junto ao PPGE/UFOPA, através de um mapeamento das informações referentes ao perfil pessoal, acadêmico e profissional do egresso, com vistas a obter subsídios para elaboração de proposta de um modelo de sistema de acompanhamento institucional. Assumimos a metodologia de cunho qualitativo, com características de um estudo de caso, e métodos quantitativos, por entender que será empregado a quantificação tanto na coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas. Para tal, buscou-se a análise documental da legislação que regulamenta o SINAES, documentos da CAPES quanto aos PNPGs e Relatório de Avaliação Institucional da UFOPA, assim como análise documental dos egressos, através de documentos obtidos pela secretaria do Programa, do Currículo da Plataforma Lattes e Sucupira. Foram analisadas as respostas obtidas por meio do questionário eletrônico online, enviado por e-mail aos 129[1] egressos do curso pela Secretaria do Programa, sob a responsabilidade da Comissão de Acompanhamento de egresso do PPGE/UFOPA, no período de março a agosto de 2020, contendo questões abertas e fechadas, além de questões alternativas de respostas fechadas, segundo a escala de Likert. Destes 129 e-mails enviados, obteve-se 89 retornos, passando a compor a amostra do estudo, adotando-se para o tratamento dos dados a análise de conteúdo de Bardin (2011). A construção da base teórica apoiou-se em Simon e Pacheco (2017), Mota (2014), Dias (2016), Assis Junior (2017), Coelho e Silva (2017), Maccari e Teixeira (2014), Teixeira (2015), Nobre (2018), Machado (2010), Oliveira (2014), Sanchez (2019) dentre outros, dialogando com os dados do questionário PPGE/UFOPA (2020), os relatórios da área de Educação da CAPES, as informações dos sites dos PPGE recomendados no país, e com o marco normativo legal do estudo. Os resultados revelam que houve impactos significativos dessa formação na vida pessoal e profissional dos egressos, os dados mostram que a predominância dos egressos é do gênero feminino com 77% dos respondentes, com faixa etária (80%) entre 30 a 49 anos. Em se tratando da formação acadêmica, temos que a maioria vêm da área da Educação com 78% dos egressos, e que 84% já haviam cursado Especialização antes do Mestrado, com a maior predominância na área da Educação com 97% dos respondentes. Dos egressos participantes, 49% atuavam como professores antes de ingressarem no programa de pós-graduação. A carreira acadêmica e de pesquisa foi o principal motivo para ingressar no PPGE (77%) e 81% afirmam que os conhecimentos adquiridos foram muito satisfatórios para a formação profissional, tendo a “Formação Humana” e “Integral”, como um destaque. Ainda, 85% anunciam que houve impactos positivos para o meio educacional amazônico, tanto no sentido da produção acadêmica, quanto da qualificação profissional. Espera-se que esse estudo contribua para um importante aspecto da avaliação dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu em educação, que é o de fomentar informações atualizadas de seus egressos de forma a compor subsídios de avaliação para garantir a qualidade dessa formação continuada no Brasil e seu impacto para os contextos locais, regionais e nacionais.

 



[1] Dados de egressos na data do envio do questionário – março a abril de 2020.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interna - 1965707 - SINARA ALMEIDA DA COSTA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa à Instituição - JOCYLEIA SANTANA DOS SANTOS - UFT
Notícia cadastrada em: 29/03/2021 10:05
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