O ensino de Filosofia nas escolas privadas de Santarém entre 2005 e 2020: reflexôes a partir da perspectiva docente
Ensino de Filosofia; Escola privada; docência; precarização
Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo diagnosticar o ensino da disciplina de filosofia no contexto do ensino médio da rede escolar privada na cidade de Santarém-Pa, tendo como parâmetro as perspectivas docente no periodo de 2005 a 2020. A escolha desse tema se justifica por não haver trabalho acadêmico sobre esse tema para subsidiar diagnósticos e projetar ações de melhora da qualidade desse ensino e pela minha trajetória enquanto professor de filosofia nessa realidade, pela qual constatamos dificuldades e desafios. O fundamento teórico da pesquisa institui-se a partir de Gallo (2004), Carminati (2018) e Severino (2010). Foi realizado levantamento junto ao banco de Dados da CAPES e, também dos repositórios da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), pelas quais podemos constatar a necessidade de pesquisas relacionadas ao ensino da filosofia na Região Oeste do Pará. A pesquisa empírica está sendo realizada a partir de entrevistas estruturadas e abertasjunto a professores de filosofia e coordenadores pedagógicos de Ensino Médio que atuam ou atuaram na docência de filosofia no contexto do ensino privado. A partir da pesquisa, pudemos constatar que o ensino da disciplina de filosofia na rede escolar privada de Santarém é marcado por contradições e fragilidades, posto que a disciplina ainda é tratada de forma secundária e ainda estigmatizada, acarretando com isto, um processo de desvalorização do professor de filosofia.