Banca de DEFESA: ROSELENE FEITEIRO DE MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELENE FEITEIRO DE MELO
DATA : 13/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto - Plataforma Webconf RNP
TÍTULO:

A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR OFERTADA PARA OS REASSENTADOS DO RUC JATOBÁ NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO DA (UHE) BELO MONTE EM ALTAMIRA NO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. (UHE) Belo Monte. Memória. Territorialidade. Ensino Médio. Projeto Mundiar.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

O presente trabalho investiga o modo no qual ocorreu a trajetória e oferta da educação escolar para os moradores do Reassentamento Urbano e Coletivo (RUC) Jatobá no contexto da Construção da (UHE) de Belo Monte. Para tanto, escolhemos a EEEM Profa. Odila de Souza no município de Altamira no Pará, com o propósito de analisar o curso do processo educacional ofertado para os reassentados; compreender os caminhos da Educação Escolar no novo território; identificar os impactos socioeducacionais entre os moradores oriundos dos bairros alagados. Trata-se, dos alunos remanescentes da EMEF CEPEC (encerrada em 2016), moradores do igarapé Ambé, matriculados na nova escola de Ensino Médio, implantada no cenário da UHE Belo Monte. Este estudo, parte da memória dos atingidos através dos relatos, no intuito de apresentar os principais impactos geográficos e culturais influenciadores no vigente contexto escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo (MINAYO, 1994; LAKATOS E MARCONI, 2012), inicialmente com revisão bibliográfica, empírica e documental: indicadores sociais e educacionais; regulamentos disponibilizados em sites; documentos oficiais dos órgãos públicos (municipais e estaduais); relatórios e documentações das escolas analisadas. O estudo envolve métodos de revisão integrativa (MENDES, SILVEIRA E GALVÃO, 2008); narrativas orais (ZUMTHOR, 1993, 2000; PORTELLI, 1997; POLLAK, 1989; LIMA, 2003); análise da trajetória (FREIRE, 2016; VEIGA, 1995; RAMOS et al 2014; PEREIRA, 2009), observação participante, realização de entrevistas semiestruturadas. Nessa perspectiva, os instrumentos principais de coleta de dados foram: questionário, entrevistas (on-line) e presenciais, sendo os participantes: 05 professores, 01 diretora, 05 reassentados e 12 alunos. Assim, os resultados comprovaram, a partir da desterritorialização, um processo educacional incipiente, devido: improvisação na organização dos RUSc, relacionadas a política tardia de implantação das políticas públicas necessárias e de apoio para que o alunado se matricule e permaneça na escola; as memórias, demonstraram a fragmentação cultural da identidade dos impactados junto a abalos marcados pela ruptura dos costumes, lugares e modo de vida; o trajeto, demonstrou a queda no índice da qualidade de ensino e aproveitamento escolar dos alunos, mesmo com a implantação do Projeto Mundiar. Nesse sentido, concluímos que: i) as mudanças territoriais a partir da construção de grandes empreendimentos, como Belo Monte, causam desestruturações na vida dos reassentados; ii) é reconhecível o esforço e empenho de todos os seguimentos da comunidade escolar, embora, a educação ofertada não foi a contento, incidindo com o alto índice de evasão escolar e baixo aproveitamento, visíveis nos rendimentos escolares dos reassentados, em função da ineficácia das condicionantes da empresa Norte Energia. iii) a transferência dos alunos da EMEF CEPEC para a EEEM Profa. Odila de Souza não recebeu o
tratamento necessário para que os agentes externos à educação deixassem de influenciar a permanência dos alunos na nova escola e não garantiu a efetivação do Projeto Político Pedagógico PPP voltado para o momento de transição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1739712 - DORIEDSON ALVES DE ALMEIDA
Interno - 1292601 - ZAIR HENRIQUE SANTOS
Externa à Instituição - RAQUEL DA SILVA LOPES - UFPA
Notícia cadastrada em: 04/10/2021 15:34
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