Banca de QUALIFICAÇÃO: NOÉLIA DE SÁ RÊGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NOÉLIA DE SÁ RÊGO
DATA : 16/02/2022
HORA: 17:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/solange-helena-ximenes-rocha
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DE VÁRZEA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. Escolas de Várzea. Formação Continuada de Professores.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

A formação continuada de professores para atuar nas escolas do campo ganhou destaque com maior intensidade a partir da década de 1980, quando os movimentos sociais e sindicais passaram a se mobilizar em prol de uma educação que atendesse as reais necessidades de quem vive nesses espaços. Na década de 1990 essas discussões se intensificaram com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96. A partir de então uma série de ações passaram a ser desenvolvidas, o que contribuiu para conquistas legais em termos de Educação do Campo e formação de professores. No Município de Santarém, a Secretaria Municipal de Educação SEMED, tem como proposta promover a formação continuada a todos os professores que atuam nas escolas do campo considerando a realidade que envolve essas escolas. No tanto em se tratando da Amazônia promover uma educação que contemple a heterogeneidade e as singularidades da região é um dos grandes desafios do processo educacional. Nesse contexto a pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da formação continuada desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Santarém para o trabalho pedagógico dos professores da escola de várzea no período de 2015-2020. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa amparada na pesquisa documental e de campo, que tem como local de pesquisa uma escola polo do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Aritapera, área de várzea - Município de Santarém - Pará. Para alcançar o objetivo proposto foram desenvolvidos estudos sobre a educação do campo e formação de professores, e foram realizadas análises de documentos elaborados e divulgados pelo Ministério da Educação – MEC e o Plano Municipal de Educação. Posteriormente será analisada a proposta de formação de professores das escolas do campo e os relatórios das formações realizadas pela SEMED nos últimos cinco anos considerando a data de início da vigência do Plano Municipal de Educação para o decênio de 2015-2025. Utilizou-se como instrumento de pesquisa entrevistas com perguntas semiestruturadas com: 01 coordenador de Educação do Campo/Rios, 01 diretora e 07 professores que atuam no Ensino Fundamental de primeiro ao nono ano que fazem parte do corpo docente da escola desde 2015. Espera-se que este estudo possa promover reflexões acerca da formação continuada de professores que atuam nas escolas do campo na microrregião de Santarém, incentivar novas pesquisas sobre a temática e contribuir para elaboração de políticas públicas educacionais que considerem a realidade que envolve as escolas de várzea e assim melhorar o ensino na região


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1278761 - SOLANGE HELENA XIMENES ROCHA
Interno - 1432784 - JOSE RICARDO E SOUZA MAFRA
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 16/02/2022 16:58
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