SOBRE GRAMÁTICA E ENSINO NAS OBRAS DE MÁRIO PERINI (1986; 2003; 2016)
Gramática. Ensino. Língua portuguesa. Mário Perini.
Muito se tem discutido acerca do ensino de gramática na Língua Portuguesa e em paralelo à essas discussões surgem também críticas relacionadas à tradição gramatical e ao seu ensino. Atentos ao desafio de ensinar gramática, o Grupo de Estudos Linguísticos do Oeste do Pará – Gelopa/Ufopa, desenvolve o projeto: Língua, gramática, variação e ensino, e, junto a este, o subprojeto: Análise de gramáticas escritas por linguistas brasileiros, no qual se insere esta pesquisa de análise bibliográfica e que tem por cerne responder a quatro perguntas norteadoras: O que é gramática?; O que é ensinar gramática?; Para que ensinar gramática?; e Como ensinar gramática?. Para isso, analisa a concepção de gramática e de ensino de gramática nas obras de Mário Perini (1986; 2003; 2016). Ao passo em que a pesquisa, em desenvolvimento, se empenha em responder às questões propostas, busca refletir sobre gramática e ensino e a) seu lugar nos PCN e BNCC; b) o que vem sendo produzido pelo Gelopa; c) breve descrição das obras de Perini (1986; 2016); e d) conclui respondendo às questões norteadoras a partir das obras de Mário Perini (1986, 2003, 2016), o qual propõe uma reformulação nos estudos gramaticais, que a gramática seja estudada como ela é, de modo descritivo, da maneira como falamos; e redefinida em termos de formação científica.