INTERDISCIPLINARIDADE EM PAUTA: UM ESTUDO SOBRE A LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Interdisciplinaridade; Perspectivas Racionais; Formação de professores, Licenciaturas Interdisciplinares
A literatura especializada aponta que, no Brasil, estudos sobre a formação inicial de professores vêm sendo feitos em grande volume nas últimas décadas, todavia, investigações sobre as práticas de ensino e representações docentes tem sido temas priorizados, em detrimento de investigações sobre os cursos, suas estruturas e processos formativos. Dito isso, justifica-se o investimento na presente pesquisa que assume como campo de conhecimento a formação inicial de professores em Licenciaturas Interdisciplinares (LI’s) e que tem como objeto empírico o curso de Licenciatura Integrada em Matemática e Física (LIMF) da Universidade Federal do Oeste do Pará. Caracterizada como um estudo de caso qualitativo instrumental, essa investigação objetiva compreender, a partir de entrevistas semi-estruturadas com docentes que já passaram ou fazem parte do núcleo docente estruturante (NDE), e da análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), em que medida as visões sustentadas por docentes e veiculadas pelo PPC são coerentes com conhecimentos produzidos na literatura sobre interdisciplinaridade e tradições racionais concernentes à formação de professores. Infere-se, preliminarmente, que a LIMF foi idealizada como uma licenciatura interdisciplinar que possui o currículo integrado para atender demandas regionais relacionadas a um modelo neoliberal de educação, em consonância com os pressupostos preconizados pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI).