TRAJETÓRIAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM-PA
educação de surdos; inclusão; trajetórias educacionais.
A presente pesquisa objetiva analisar a trajetória educacional dos alunos surdos da graduação das universidades em Santarém - Pará através de seus depoimentos. Tal proposta emergiu a partir da experiência vivenciada como surda nas escolas e no ensino superior, na qual percebemos que apesar dos esforços ainda temos muito a caminhar para o atendimento da educação dos surdos, de modo a atender as suas especificidades linguísticas. Desse modo, tem-se como problema de pesquisa: Como ocorreu a trajetória educacional de educação de surdos dos cursos de graduação das universidades em Santarém- Pará. Para isso, destaca-se como objetivos específicos: Identificar a partir dos relatos dos surdos as práticas pedagógicas desenvolvidas para o seu processo de inclusão no ensino superior; apontar os avanços relatados pelos alunos quanto a inclusão de surdos nas universidades; Destacar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos surdos para o seu processo de escolarização no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual será realizada entrevistas com roteiro semi-estruturado com 8 surdos, que concluíram a graduação, a fim de compreender o seu processo de escolarização. Essa pesquisa será de grande relevância, pois irá destacar o trabalho desenvolvido nas universidades no interior da Amazônia, quanto às práticas com alunos surdos, assim como trará reflexões importantes para o pensar de novos caminhos para a educação de surdos.