Banca de DEFESA: DALIANNE LUMA MOTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DALIANNE LUMA MOTA
DATA : 23/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

TRAJETÓRIAS SURDAS NO ENSINO SUPERIOR DE SANTARÉM-PA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Especificidades linguísticas. Educação de surdos. Inclusão. Trajetórias educacionais. Metodologias bilíngues.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

A presente pesquisa objetiva analisar a trajetória educacional dos alunos surdos da graduação das universidades em Santarém - Pará através de seus depoimentos. Tal proposta emergiu a partir da experiência vivenciada como surda nas escolas e no ensino superior, na qual, percebe-se que apesar dos esforços ainda existem muito para percorrer o caminho em direção ao atendimento da educação dos surdos, de modo a atender as suas especificidades linguísticas, principalmente pelo fato da perspectiva geral da necessária ampliação das metodologias bilíngues para fortalecer e estabelecer a educação de surdos no âmbito universitário. Desse modo, tem-se como problema de pesquisa: Como ocorreu a trajetória educacional de educação de surdos dos cursos de graduação das universidades em Santarém- Pará. Assim, pode-se analisar a trajetória educacional dos alunos surdos da graduação das Universidades em Santarém-Pará através de seus depoimentos. Para isso, destaca-se como objetivos específicos: Identificar; a partir dos relatos dos surdos; as práticas pedagógicas desenvolvidas para o seu processo de inclusão no ensino superior; apontar os avanços relatados pelos alunos quanto a inclusão de surdos nas universidades; destacar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos surdos para o seu processo de escolarização no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual será realizada entrevistas com roteiro semiestruturado com oito surdos, que concluíram a graduação, a fim de compreender o seu processo de escolarização. Essa pesquisa será de grande relevância, pois irá destacar o trabalho desenvolvido nas universidades no interior da Amazônia, quanto às práticas com alunos surdos, assim como trará reflexões importantes para o pensar de novos caminhos para a educação de surdos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1885629 - DAIANE PINHEIRO
Presidente - 1797078 - ELENY BRANDAO CAVALCANTE
Externo ao Programa - 3038200 - HECTOR RENAN DA SILVEIRA CALIXTO - null
Notícia cadastrada em: 22/12/2023 11:59
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