PEDAGOGIAS DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UM OLHAR SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO EM SANTARÉM/PA
Educação - Quilombo - Pedagogias - Santarém - Amazônia
O objetivo geral desta pesquisa consiste em realizar uma análise sobre a pedagogia da educação escolar quilombola, com foco específico nas práticas de ensino dos professores que atuam em escolas localizadas em comunidades quilombolas no município de Santarém-PA. Os objetivos específicos incluem a construção de uma análise comparativa entre as práticas de ensino de professores que atuam tanto em escolas quilombolas em áreas de planalto quanto em áreas de várzea. Almeja-se observar como essas práticas de ensino envolvem metodologias, conteúdos pedagógicos e métodos de avaliação, relacionados ou não com as orientações presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (Resolução nº 08, 20/11/2012) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das relações étnico–raciais (Resolução nº 01, 17/06/2004). A pesquisa buscará descrever como os próprios professores compreendem e descrevem tais práticas de ensino, por meio de entrevistas, questionários e observações diretas nas escolas. Será discutido como as origens racial, étnica e territorial dos professores dessas escolas podem ser vistas como variáveis relevantes para mediar a observação e análise da relação entre professor, escola, alunos e comunidade. A convivência prolongada dos professores no território quilombola é considerada um pressuposto relevante para a qualidade das práticas pedagógicas da educação escolar quilombola, bem como para o aprimoramento do conteúdo pedagógico desenvolvido em sala de aula. Além disso, será apresentada uma trajetória cronológica do movimento quilombola em Santarém, bem como quais quilombos compõem a FOQS (Federação das Organizações Quilombolas de Santarém).