Banca de QUALIFICAÇÃO: BIANCA DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE: BIANCA DA SILVA MEDEIROS
DATA: 21/08/2018
LOCAL: Sala 309 do Campus Amazonia
TÍTULO: EDUCAÇÃO CLÍNICA EM DIREITOS HUMANOS: OS EFEITOS DA EDUCAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO JURÍDICO NA AMAZÔNIA
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Clínicas de Direitos Humanos; Ensino Jurídico.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO: O processo de construção e defesa dos direitos humanos inicia, inegavelmente, a partir das experiências dos indivíduos quanto ao conhecimento do que seja seu direito. Tanto é verdade, que quando se depara com violações expressas, é quase imediata a reação ou não do indivíduo naquilo que esteja sendo afetado não só no que diga respeito ao direito normativo, mas também nos reflexos dessas violações na vida da pessoa. Neste ponto, é indispensável que o profissional que atue na defesa das prerrogativas dessas pessoas tenha em mente além da carga normativa, outras perspectivas que envolvam a situação problema e que na mesma medida sejam eficazes a proteção de direitos humanos. Assim, atento a relevância dos profissionais operadores do direito, desde a sua formação, destaca-se a educação clínica em direitos humanos como meio idôneo a defesa de tais direitos. O presente trabalho a este ponto, busca avaliar os efeitos e a aplicabilidade da metodologia de educação clínica de direitos humanos a partir da atuação da rede de clínicas de Direitos Humanos na Amazônia, utilizando como recorte temporal, a criação da primeira clínica de direitos humanos que é parte da rede de clínica de direitos humanos e, da mesma forma, da criação da própria rede como meio de diálogo para consolidação do modelo clínico de educação em direitos humanos. Quer-se, nesta medida, compreender os efeitos da educação clínica em direitos humanos conforme é utilizado no âmbito da universidade, contrastando o ensino jurídico dentro da universidade e, a metodologia clínica a fim de conhecer os reflexos na prática forense discente e docente em contexto social na dinâmica dos estudos em direitos humanos no contexto do ensino jurídico.
Presidente - 1581291 - LIDIANE NASCIMENTO LEAO
Interno - 1983424 - NIRSON MEDEIROS DA SILVA NETO