Banca de DEFESA: BIANCA DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : BIANCA DA SILVA MEDEIROS
DATA : 26/11/2019
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade

EDUCAÇÃO CLÍNICA EM DIREITOS HUMANOS NA AMAZÔNIA: a docência como instrumento de transformação no processo ensino - aprendizado no curso de Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos; Clínicas de Direitos Humanos; Ensino Jurídico.

O processo de construção e defesa dos direitos humanos inicia, inegavelmente, a partir das experiências dos indivíduos quanto ao reconhecimento de um direito. Tanto é verdade, que uma expressa violação de prerrogativa reflete de modo diverso naqueles que são afetados e, por isso, indicam diferentes formas de abordar o direito. Assim sendo, sabendo que o conhecimento é instrumento elementar a essa proteção e, que qualquer forma que este se manifeste é essencial para compreensão dos meios pelos quais a defesa aos direitos da pessoa deve acontecer, sabendo que é indispensável a presença de um profissional qualificado, que atue na defesa das prerrogativas tendo em mente além da carga normativa, quaisquer outros elementos que caracterizem o problema a ser solucionado e representem meio idôneo de interpretação ao contexto social, que este trabalho aborda a especial atenção que deve ser dada a formação de mencionados profissionais. Dessa maneira, a presente pesquisa buscou investigar de que maneira e em que medida, as instituições de ensino seriam capazes de inserir nas mais diversas realidades acadêmicas a metodologia adequada para operacionalizar a formação humanística prática do futuro operador do direito. Mais que isso, quem seria o protagonista nesse processo de apresentação de formação aos alunos dos cursos de Direito na universidade. Para tanto, o estudo objetivou primordialmente analisar a função do docente na construção da formação humanista no curso de Direito da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, apresentando a educação clínica em direitos humanos como metodologia adequada ao exercício da docência não só teoricamente, mas de forma prática. Para atingir especificamente seus objetivos, esta pesquisa primeiramente analisou, o histórico do ensino jurídico no Brasil, no recorte da modernidade e da pós-modernidade, abordou a experiência da clínica de direitos humanos vivida na UFOPA para enfim cuidar de conhecer a experiência dos docentes na didática utilizada por eles em sala de aula ao mesmo tempo que questionou a possibilidade de aplicação da metodologia de educação clínica enquanto forma mais eficaz de abordagem didática docente dentro da universidade. Para tanto, a abordagem do problema foi efetivada pelo método indutivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, procedendo-se o estudo acurado do material publicado acerca do tema. Como método da investigação a pesquisa de campo e a abordagem qualitativa, guiados sob o enfoque do materialismo histórico dialético. Foi realizada entrevista semiestruturada que seguiu um roteiro de perguntas abertas. Como procedimento ético adotou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados coletados foram analisados em forma de texto, por meio da análise do discurso escrito, o que permitiu averiguar entrelace metodológico entre a didática de ensino aqui abordada e a conduta do docente em sala de aula e nos espaços fora da universidade. Essa forma de análise permitiu apreender a preferência de didáticas que ainda permeiam o modelo de educação bancária criticada por Paulo Freire e, o parco incentivo por parte da instituição em promover meios que apoiam a prática de metodologias de Ensino diversas daquelas com as quais o docente jpa está habituado.

Presidente - 1581291 - LIDIANE NASCIMENTO LEAO
Interno - 1970094 - TULIO CHAVES NOVAES