Banca de DEFESA: ENIO ERASMO DE OLIVEIRA RAMALHO

DISCENTE : ENIO ERASMO DE OLIVEIRA RAMALHO
DATA : 11/02/2020
LOCAL: sala 309, unidade Amazônia

TERRITÓRIO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE DO IMPACTO SOCIOECONÔMICO DO ORÇAMENTO DA UFOPA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM

Universidade. UFOPA. Orçamento Público. Desenvolvimento Socioeconômico.

As Instituições Federais de Ensino Superior – IFES no Brasil têm apresentado um crescimento significativo nos últimos anos. Com o crescente investimento do governo nas universidades públicas federais e a expansão em sua área de atuação, levando muitas instituições a atuarem em localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos, democratizando o acesso a aqueles que possuem interesse em ingressar no ensino superior. As universidades podem exercer influencias de inúmeras formas, por meio da formação de mão de obra qualificada, empregando mão de obra local e oriundas de outras localidades, assim como, causam o efeito de atração de investidores que possuem interesse em prestar serviços e comercializar mercadorias com a instituição. Em muitas situações, as universidades públicas atribuem para si, o papel de principal agente socioeconômico da região onde se instalam, por meio do ensino, pesquisa, extensão, promoção social e na execução do seu orçamento, pois há IFES com orçamento superior ou bastante relevante ao contexto econômico do próprio município que o sedia, sendo um dos principais agentes econômicos da região, principalmente por meio da execução das despesas pessoais dos servidores, que fomenta a economia local em diversos segmentos. Com essa política de expansão das IFES principalmente para os interiores dos Estados, foram surgindo novas instituições de ensino superior em diversas localidades do país e uma delas situa-se no oeste do Estado, abrangendo os municípios da mesorregião do Baixo Amazonas e alguns da mesorregião do Sudoeste Paraense, com sede no município de Santarém, a Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, propagando conhecimento científico-tecnológico na Amazônia e promovendo transformações no contexto socioeconômico e territorial. O principal objetivo deste estudo é analisar como a UFOPA vem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do município de Santarém, por meio da execução orçamentária da instituição. E este objetivo subdivide-se em identificar quais fatores caracterizam esta Instituição de Ensino Superior (IES) como um polo de desenvolvimento regional, analisar a universidade como um polo de atração de mão-de-obra qualificada, e verificar as contribuições da universidade no fomento da economia local. Os objetivos apresentados partem do pressuposto determinado em três vertentes que norteiam a pesquisa, sendo eles: 1) A universidade como parte de um projeto de desenvolvimento regional; 2) A universidade como polo de atração de mão-de-obra qualificada; e 3) A universidade como força motriz de desenvolvimento econômico-regional. Este estudo segue a linha metodológica do materialismo histórico dialético, que por meio de pesquisa bibliográfica, documental, coleta de dados de informações de domínio público, além da participação de 377 servidores entrevistados, o que tornou possível analisar de forma concatenada as informações que deram materialidade ao objeto de pesquisa proposto por este estudo, relacionando o conhecimento teórico aos dados coletados para este projeto.

Presidente - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA
Interna - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO