Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA SOUZA DA SILVA

DISCENTE : RENATA SOUZA DA SILVA
DATA : 16/03/2021
LOCAL: Sala virtual

PROJETO MÚSICA NA ESCOLA”: O ENSINO DA MÚSICA ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NA CIDADES DE SANTARÉM – PA

Políticas Públicas. Educação Musical. Projeto Música na Escola.

O município de Santarém, no estado do Pará, possui produção musical de grande relevância para a cultura regional e apresenta no decorrer de sua história atividades significativas que incluem o fazer musical na formação de grupos em diversos e variados ambientes, incluindo, expressivamente, os ambientes escolares. Nesse sentido, projetos que oportunizam o ensino da música a alunos das escolas municipais da zona urbana da cidade tem sido uma alternativa a efetivação no que concerne à inserção da educação musical nas escolas, a exemplo do Projeto Música na Escola que viabiliza estrutura necessária para o processo de formação musical através do ensino de instrumentos para a formação de bandas escolares. Esse contexto unido à sistematização do ensino da música regulamentada pela legislação educacional vigente, trouxe a esta pesquisa os seguintes questionamentos: Quais as políticas apresentadas pela Secretaria Municipal de Educação de Santarém para a efetivação da educação musical nas escolas de sua rede de ensino? De que forma o ensino da música está sendo inserindo nas escolas do município? Qual a contribuição do Projeto Música nas Escolas na implementação do ensino da música nas escolas públicas municipais de Santarém/PA? Portanto, esta pesquisa pretende investigar a contribuição do Projeto Música na Escola na implementação do ensino da música nas escolas públicas da zona urbana integrantes da rede municipal de Santarém/PA. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso e contará como ferramenta de coleta de dados, o levantamento bibliográfico e documental, bem como, a aplicação de questionários nos educandários envolvidos.

Presidente - 1770373 - PAULO SERGIO TAUBE JUNIOR
Externo ao Programa - 2383992 - GILSON CRUZ JUNIOR