Banca de DEFESA: KÉDNA SYUIANNE QUINTAS MELO

DISCENTE : KÉDNA SYUIANNE QUINTAS MELO
DATA : 16/03/2023
LOCAL: auditório do ICS

AVALIAÇÕES EXTERNAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SANTARÉM-PA

Políticas Educacionais; Avaliações Externas de Larga Escala; Indicadores; Educação Básica.

As constantes avaliações externas de larga escala na educação básica e a difusão de seus resultados tem se traduzido em pressões sobre a comunidade escolar, afetando o currículo e as práticas docentes, ao mesmo tempo que produzem indicadores que redirecionam investimentos e ajudam a esfera executiva na implementação de políticas educacionais. No município de Santarém, estado do Pará, pouco sabemos a respeito das implicações que os indicadores produzidos pelas avaliações externas têm sobre as políticas conduzidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e como estas chegam às escolas. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar e refletir sobre como as escolas da rede pública municipal da cidade de Santarém-PA se apropriam dos resultados das avaliações externas de larga escala da educação básica. Observa-se que o SAEB, seguindo a lógica neoliberal, permite que o Estado realize o monitoramento da educação com o objetivo de cumprir os padrões internacionais estabelecidos, estimulando indevidamente o ranking entre as instituições de ensino, fazendo com que a educação admita a lógica do mercado, no sentido de permitir que a sociedade assuma a condição de consumidores ao escolher escolas com melhores classificações. Trata-se de um estudo que parte de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Os materiais e métodos de abordagem foram constituídos por pesquisa documental e aplicação de questionários. Participaram desta pesquisa, por meio da aplicação de questionários, 23 escolas públicas municipais, sendo composta por diretores, coordenadores pedagógicos e professores totalizando em 72 participantes. As respostas as perguntas do questionário seguem o tipo likertconhecido também como escola de satisfação, distribuídos em cinco pontos, sendo eles: Discordo totalmente; Discordo em parte; Indiferente; Concordo em parte e Concordo totalmente. Com a análise dos dados puderam ser identificadas diversas formas de apropriação das avaliações externas no cotidiano escolar, sendo uma delas o uso excessivo de simulados com o intuito de proporcionar um aumento nos resultados. Percebe-se também que a relação entre Escola x SEMED, no que tange as avaliações externas, precisa de alteração, uma vez que é de competência da secretaria coordenar, controlar, planejar e executar a política educacional do município. Foi identificado que o auxílio que a SEMED-PA disponibiliza para as escolas se dá de maneira rasa e superficial, ao passo que parte dos profissionais pesquisados apontaram a importância de se ter uma divulgação e um auxilio de forma mais ampla. Com isso, ao aprofundar o debate e o conhecimento do que acontece na escola, ao receber os resultados do SAEB, verificamos que uma política de avaliação vai muito além da realização de provas, análise dos dados e divulgação dos resultados. Percebe-se que os moldes que estabelecem a implementação de tais avaliações não fomenta a participação dos gestores e da comunidade escolar, destoando de seu discurso inicial, sendo este o de ser uma avaliação parceira do planejamento pedagógico, entretanto, a forma como tem sido implementada a torna um instrumento de regulação centralizadora. Os objetivos desta pesquisa foram alcançados, sendo importante também enfatizarmos a importância de disponibilizar os resultados para as escolas envolvidas nesta pesquisa, no sentido de promover a aproximação das pesquisas realizadas na Universidade com os ambientes escolares.

Presidente - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interno - 1835583 - RODOLFO MADURO ALMEIDA