POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: Pedagogia da Alternância como perspectiva pratica para desenvolvimento agrícola sustentável na Amazônia.
Atividade Agrícola. Desenvolvimento sustentável. Políticas públicas. Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural.
O presente trabalho propõe pesquisar sobre as políticas públicas da educação do campo na Amazônia e sua relação com o desenvolvimento sustentável, inerente as atividades agrícolas desenvolvidas pela prática de ensino da Pedagogia da Alternância aplicada na Casa Familiar Rural (CFR) da região de Lago Grande, pertencente a Regional do Baixo Amazonas. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de entrevistas a coordenação pedagógica da (CFR) do Lago Grande e da Associação Regional das Casas Familiares do Estado do Pará (ARCAFAR), professores técnicos e alunos em fase de conclusão do curso de agroecologia, observando de forma participativa o projeto de vivência da atividade de meliponicultura no “Tempo Comunidade”, acompanhando os desafios e as transformações que educação do campo promove no que diz respeito ao cultivo agrícolas, com ênfase nas práticas sustentáveis em respeito aos saberes do homem do campo.