SUJEITO QUEER E BIOGRAFIA ERRANTE NO CENÁRIO MUSICAL SANTARENO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI: gênero e indivíduo no interior da Amazônia
gênero; identidades; queer; amazônida; artivismo.
Este trabalho debruça-se sobre o sujeito queer e o conceito de biografia errante de Rawi, artista LGBTQIAPN+ santareno autoidentificado como sujeito queer, a construção de sua identidade enquanto sujeito e artista em Santarém, interior da Amazônia Paraense, e suas performances em espaços direcionados ao público LBGTQIAPN+. O objetivo geral da pesquisa é compreender a construção da identidade queer amazônida do artista Rawi, analisando as experiências subjetivas e performáticas no cenário queer da cidade. Como as identidades periféricas se constroem em contextos sociais onde a hegemonia masculina domina, cria sentidos e distribui poderes; Compor elementos estéticos do queer amazônida e suas estratégias de autonomia e resistência em contextos interioranos. e as possibilidades abertas a partir das performances destes sujeitos tem impacto positivo na construção de novas identidades daqueles que acompanham o trabalho destes artistas. A perspectiva abordada neste processo é fundamentada nas escritas da teoria queer, sexualidade e identidade. As metodologias utilizadas foram os questionários abertos, conversas, observação participante e a escrita etnográfica.A organização procedimental para realização da pesquisa foram os registros visuais produzidos pelo autor e do acervo pessoal do artista. A autoidentidade de Rawi dialoga com o próprio fluxo das águas e sua dimensão simbólica. A sua identidade fluida “brinca” com os elementos da masculinidade, colocando-a de cabeça para baixo. A subjetividade aí se enuncia e coloca Rawi no meio do palco da condição da identidade queer na modernidade.