Mestrando do PPGCS oferece oficina de Fotografia em Formação audiovisual em Itaituba e gera uma cartilha extensionista

“O olhar ao redor da UFOPA Campus Itaituba” foi o projeto extensionista desenvolvido por Gabriel do Rego Licata, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Sociedade, Campus Santarém. Na cartilha tem a seguinte descrição da proposta central do projeto “o Curso de fotografia apresentou a proposta de aproximar os participantes para uma relação social da foto para com sentimentos, pessoas, coisas e animais. Desta forma, utilizamos da antropologia visual para tentar compreender o movimento dos elementos mencionados no entorno do Campus da UFOPA na cidade de Itaituba. Essa proposta foi construída entendendo a versatilidade da fotografia e o alcance que ela pode oferecer para além do mundo acadêmico e estimular o olhar para a comunidade, causando questionamentos, estranhamentos e aproximações.

A cartilha traz uma contribuição interessante para a Antropologia Visual ao revelar aspectos do urbano e suas interesecções com a religiosidade, o sagrado e o profano-tecnológico. Ao ensinar a alunos, alunas e alunes o gosto pela máquina fotográfica e a ampla forma de etnografar o mundo externo através da objetiva, Gabriel expande a extensão para aspectos poucos explorados na nossa universidade: a fotografia. Assim explica o mestrando: “a proposta foi fomentada pelo Meio de Formação Audiovisual da UFOPA para dar noções básicas de fotografia baseadas nas reflexões da Antropologia Visual e aproximar a universidade das comunidades do entorno. A oficina teve vários momentos como pré-produção, da produção e pós-produção e resultou num ensaio fotográfico. Os cursantes tiveram noções de luz, profundidade, de trabalhar as emoções”, finaliza.

Outra iniciativa foi realizada em 2014 em oportunidade da disciplina ministrada pelo professor Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira, quando lotado no Programa de Antropologia e realizou uma exposição imagética no hall do antigo prédio da UFOPA, na Avenida Mendonça Furtado. O projeto contou com a cooperação de Alan Junior, Ana Beatriz Farias Silva, Antônia Gláucia Almeida Serra, Antônio Silva, Arthemio Pereira, Djane de Sousa Barros, Eukla Alinne Alves de Sousa, Lucielly Olavo, Victor Macedo Baú e Vitória Priscila. Gabriel do Rego Licata é bolsista FAPESPA e teve Auxílio Estudantil para campo fornecido pelo PPGCS. O projeto também teve apoio da FIAM, PROCCE e Universidade Federal do Oeste do Pará.

Notícia cadastrada em: 01/11/2023 16:42