Projeto de Pesquisa e Extensão vinculado ao IFII e com pesquisador do PPGCS produz dois livros didáticos na área interdisciplinar

O Projeto O QUANTO SOMOS INTERDISCIPLINARES?
ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR, coordenado pelo professor Dr. Rubens Elias Duarte Nogueira contou com a colaboração de mais três docentes doutores e a participação de alunos de graduação, pós-graduação e comunidades. O projeto contou com 4 bolsas de graduação e uma bolsa para discente de pós-graduação e teve como objetivo compreender o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, nas esferas do ensino, pesquisa e extensão, tomando como proposta a interdisciplinaridade e está vinculado ao Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ambientais lotado no Centro de Formação Interdisciplinar da Universidade Federal do Oeste do Pará.

“Eu, na condição de coordenador geral, digamos assim, assumi a tarefa de acompanhar os dois bolsistas no campo, orientá-los e supervisionar a produção textual. Envolvi um orientando de pós-graduação no projeto, que entrou como colaborador. Produzimos um vídeo documentário sobre os dois planos de trabalho sobre ervas medicinais, o que gerou um excelente produto extensionista”, declara.

O projeto resultou na produção de dois livros didáticos que podem ser utilizados em salas de aula do ensino básico e ensino médio e despertar nos alunos para a questão ambiental e seu caráter interdisciplinar.

O conhecimento produzido ao longo do projeto resultou na aprovação de dois Papers no ENANPPAS 2023, evento mais importante na área interdisciplinar, que ocorreu em setembro em Curitiba.

Este projeto está vinculado às pesquisas desenvolvidas pelo NUPEAM, grupo de pesquisa cadastrado no Diretório de Pesquisa do CnPq e conta com 12 estudantes de graduação, mestrado e doutorado.

LIVROS:

DUARTE NOGUEIRA, R. E et al. Ensino e interdisciplinaridade. São Paulo: Editora O Gênio Criativo, 2023.

DUARTE NOGUEIRA, R. E et al. Práticas interdisciplinares em Projeto Integrado: CGPRITS PEEx 2021 UFOPA. São Paulo: Editora O Gênio Criativo, 2023.

Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9pKaTxAwRok&t=326s

Notícia cadastrada em: 01/11/2023 17:11