Banca de QUALIFICAÇÃO: POLANY GOMES CORREA

DISCENTE : POLANY GOMES CORREA
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Remoto

10 ANOS DA LEI DE COTAS NA UFOPA: ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS COTISTAS

Educação na Amazônia. Ação Afirmativa. Lei de cotas. Política de Inclusão educacional. Ensino Superior. Ufopa

Sancionada em agosto de 2012 e regulamentada pelo Decreto N.º 7.824/2012, a Lei N.º 12.711/2012, conhecida popularmente como Lei de Cotas, garantiu que 50% do total de vagas ofertadas nas universidades e institutos federais, fossem reservadas para alunos pretos, pardos, indígenas, e baixa renda, oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. Entendida como uma política pública educacional de inclusão, a Lei de Cotas tem sido implementada na Universidade Federal do Oeste do Pará desde sua regulamentação, e após dez anos de sua implementação, urge a necessidade de estudar seus resultados, especificamente relacionados ao desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nos cursos de graduação por meio da referida Lei. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes na Ufopa por meio da Lei de Cotas, comparando seu desempenho acadêmico com aqueles ingressantes pela ampla concorrência. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritivo, que será desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, documental, e com abordagem quantitativa sobre dados secundários dos alunos, contemplando: Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), Aprovações, Reprovações e Abandonos obtidos por meio do histórico escolar dos estudantes; Participação em projetos de pesquisa e de extensão; Recebimento de auxílio estudantil; tempo de permanência na universidade e de integralização curricular, cedidos pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufopa para traçar o perfil das trajetórias acadêmicas dos alunos cotistas, bem como avaliar diferentes perfis de desempenho acadêmico destes estudantes. Será realizada também uma comparação entre os grupos de estudantes cotistas com os estudantes não cotistas da Ufopa para identificar a existência ou não de semelhanças ou diferenças nos padrões de aproveitamento destes dois grupos.

Presidente - 324704 - EDILAN DE SANT ANA QUARESMA
Interno - 1426002 - MARIO TANAKA FILHO
Interna - 1713679 - EDNEA DO NASCIMENTO CARVALHO
Externa ao Programa - 1885629 - DAIANE PINHEIRO - UFOPAExterno ao Programa - 2381005 - ALAN AUGUSTO MORAES RIBEIRO - UFOPA