CASA FAMILIAR RURAL (CFR) NA AMAZÔNIA PARAENSE: Uma análise da agricultura sustentável nas comunidades de Membeca, Vila Amazonas e Guajará.
Sustentabilidade Agrícola. Diversificação da produção. Políticas públicas. Pedagogia da Alternância. Casa Familiar Rural.
A região de Lago Grande, localizada no município de Santarém no Estado do Pará, é caracterizada por sua riqueza natural e pela presença de comunidades rurais que dependem da agricultura familiar como principal meio de subsistência. No entanto, a Amazônia Paraense enfrenta um cenário contínuo de exploração da natureza e implementação de grandes projetos de cunho capitalista, que conduz os moradores rurais a se reinventar e aprender novas técnicas de cultivos alternativos que permitam produzir na terra, respeitando a natureza em relação aos saberes tradicionais. Neste cenário, a Educação do Campo fundamenta-se por problematizar o contexto sócio econômico, cultural e ambiental, pois ao relacionar os saberes de vivencia da comunidade ao conhecimento teórico, faz com que os alunos passem a aplicar a prática em suas propriedades rurais, incentivando alternativas agrícolas que preserva a natureza trazendo qualidade de vida as famílias. Este estudo objetiva analisar a contribuição da Pedagogia da Alternância para com a sustentabilidade agrícola da Amazônia Paraense com ênfase na agroecologia, especificamente nas comunidades Membeca, Vila Amazonas e Guajará, visto que os alunos do curso de agroecologia da Casa Familiar Rural (CFR) mediante o instrumento pedagógico - Projeto Profissional do Jovem (PPJ) desenvolvem no “tempo comunidade” experiências como: a meliponicultura, Sistemas Agroflorestais (SAF’s), criação de aves caipira, manejo rotacionais de piquetes, entre outros. Para tanto, o trabalho conta com revisão bibliográfica e pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo registros fotográficos das unidades produtivas dos alunos e entrevistas com os mesmos, com os professores da base técnica e coordenador da CFR e representante da Associação Regional das Casas Familiares Rurais (Arcafar). Portanto, a análises das experiência tendem a corroborar com o fortalecimento das comunidades rurais, identificando os desafios enfrentados na implementação das práticas agrícolas com enfoque agroecológico que proporciona a diversificação da produção da agricultura familiar, gerando renda e bem estar dos povos que vivem no campo, destacando as oportunidades de melhoria para a proposição de políticas públicas direcionadas à Educação do Campo e à sustentabilidade das mesmas na região de Lago Grande.