Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA SANTOS SILVA

DISCENTE: PATRÍCIA SANTOS SILVA
DATA: 05/12/2018
LOCAL: Sala 319, Unidade Amazônia
TÍTULO: TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES DO PROCESSAMENTO DA MANDIOCA: INCENTIVO SUSTENTÁVEL AS UNIDADES PRODUTORAS DE FARINHA
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; Tratamento; Lagoa; UASB.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: A mandioca é um cultivo de destaque no Brasil, com elevada produção e consumo. Do beneficiamento da mandioca surgem a farinha ou fécula como produtos finais, a partir de diferentes tipos de processamento. Nesse contexto são gerados resíduos sem destino adequado, a exemplo da manipueira e da água residual de puba. Esses efluentes são ricos em matéria orgânica, com baixo pH e presença de cianeto. Desse modo, o objetivo deste estudo é avaliar a eficiência de tratamento biológico dos efluentes por processos aeróbio e anaeróbio. O experimento consistirá de uma lagoa facultativa (polimento) e um reator UASB, monitorados através de análises físicas, químicas e microbiológicas, no intuito de verificar o uso do efluente final na fertirrigação, como forma de incentivo sustentável à unidade produtora de farinha da Comunidade São Raimundo do Mojú, em Mojuí dos Campos-PA. Espera-se que a caracterização desses efluentes auxiliará na identificação dos impactos ambientais gerados nas casas de farinha da comunidade, a partir da redução de compostos tóxicos como DQO, cianeto livre e sólidos totais, por meio dos sistemas de tratabilidade estudados, tornando-os uma alternativa de tratamento de baixo custo e de qualidade ambiental.
Presidente - 2143922 - ISRAEL NUNES HENRIQUE
Interno - 1562643 - MAXWELL BARBOSA DE SANTANA