Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDINE CECÍLIA LIMA COELHO

DISCENTE: ALDINE CECÍLIA LIMA COELHO
DATA: 11/05/2018
LOCAL: Campus Amazonia
TÍTULO: Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola no município de Santarém-Pará
PALAVRAS-CHAVES: Saúde do Escolar. Programa Saúde na Escola. Intersetorialidade. Promoção da Saúde. Amazônia.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem de Saúde Pública
RESUMO: Esta pesquisa visa compreender o processo de intersetorialidade no Programa Saúde na Escola (PSE) no município de Santarém, Pará, buscando entender de que forma são planejadas e realizadas as ações para a melhoria da qualidade de vida dos alunos inseridos neste programa interministerial. A intersetorialidade como política de gestão deste programa se torna temática desta dissertação de mestrado interdisciplinar na área Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida, assumindo como problemática: como ocorre o processo de intersetorialidade no âmbito do PSE no município de Santarém-Pará? O estudo possui como objetivo geral analisar o processo da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola (PSE) no Município de Santarém/Pará, a partir das percepções das equipes de trabalho e das práticas desenvolvidas por no período de 2011 a 2017. Os objetivos específicos são: levantar a percepção dos componentes das equipes de saúde e da educação sobre o Programa Saúde na Escola; traçar o entendimento que fazem os componentes das equipes de saúde e da educação quanto à intersetorialidade; identificar como a intersetorialidade influencia na elaboração das práticas das equipes da saúde e da educação envolvidas no PSE. O aporte teórico se sustenta em Carvalho (2015), Gonçalves et al. (2008), Cavalcante, Lucena e Lucena (2015), Santos e Bogus (2007), Rodrigues (2011), Nascimento (2010), Garcia et al (2013), Cavalcanti et al (2013), Oliveira (2015), Farias (2014), Silva (2014), Silveira (2014), Dondoni (2016) e em Brasil (2007, 2011). O presente estudo possui uma abordagem qualitativa (LEOPARDI, 2002), do tipo estudo de caso (MINAYO, 2014), com pesquisa documental e empírica. O lócus é composto por 18 unidades de saúde e 18 escolas do munícipio de Santarém, pactuadas em 2011 ao PSE, e que permanecem com o programa até 2017. O público alvo abrange componentes das equipes de saúde (18 enfermeiros coordenadores das unidades de saúde), que estão atuando nas 18 unidades que foram pactuadas em 2011, as quais estão responsáveis por dar assistência nas escolas vinculadas a elas, e componentes das equipes das escolas que são assistidas por essas unidades de saúde (18 coordenadores (as) pedagógicos (as) e 02 coordenadores (as) do PSE no município), totalizando 36 profissionais da saúde e da educação como amostra do estudo. Na coleta dos dados empíricos serão utilizados o questionário semiestruturado online com os 35 componentes da amostra, construído no Google Forms, e a entrevista semiestruturada com o coordenador (a) do PSE em Santarém. Os dados coletados serão organizados pela tabulação, categorização e interpretação dos mesmos pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), sendo dispostos em quadros, tabelas e mapas conceituais, com a finalidade de facilitar sua análise e propiciar a utilização da técnica de triangulação. Espera-se com este estudo constatar se as ações de intersetorialidade no âmbito do PSE estão sendo efetivadas com vistas a promoção da saúde dos estudantes das escolas públicas estudadas, levando em consideração a análise documental, a percepção dos componentes das equipes de saúde e de educação, assim como da coordenação do PSE no município de Santarém.
Presidente - 1030394 - TANIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Interno - 1963407 - RUBENS ELIAS DA SILVA